Terceira etapa das obras viárias para o Aeroporto de Guarujá começa em agosto

Com investimento de R$ 7 milhões, obras vão reestruturar vias próximas à Base Aérea de Vicente de Carvalho para melhorar o acesso ao futuro terminal

Obras vão melhorar acesso ao futuro aeroporto de Guarujá - Imagem: Divulgação | Prefeitura de Santos
Obras vão melhorar acesso ao futuro aeroporto de Guarujá - Imagem: Divulgação | Prefeitura de Santos

Lívia Gennari Publicado em 27/07/2025, às 20h00


As obras de reestruturação das vias de acesso ao futuro Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá, irão avançar para a terceira fase a partir de agosto. A nova etapa será executada pela Secretaria de Infraestrutura e Obras (Seinfra), compreendendo cerca de 3 quilômetros de intervenções entre a Rua São Paulo e a Avenida Presidente Castelo Branco, nas imediações da Base Aérea de Vicente de Carvalho.

O investimento total previsto para essa fase é de R$ 7 milhões, com recursos repassados pelo Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dadetur), do Governo do Estado, e contrapartida do município. A previsão é de que os trabalhos sejam finalizados nos primeiros meses de 2026.

Nesta etapa, serão realizadas a retirada completa do asfalto antigo, guias e sarjetas, além da implantação de nova pavimentação, sinalização viária e sistema de drenagem. Segundo a prefeitura, a intervenção busca melhorar a fluidez no tráfego e aumentar a capacidade de absorção de água nas vias, contribuindo para a segurança e durabilidade das estruturas.

Ao todo, as melhorias viárias do entorno do aeroporto se estendem por mais de 5 km, desde a via de acesso à Rodovia Cônego Domênico Rangoni até a entrada da Base Aérea. Nas fases anteriores, já foram reformadas as avenidas Áurea Gonzalez de Conde e Presidente Vargas.

Além das obras no sistema viário, outro ponto fundamental para a futura operação do aeroporto é a construção do terminal de passageiros. Segundo a administração municipal, o espaço provisório está em fase de montagem e terá estrutura modular composta por 21 peças. A instalação ocupará 302 metros quadrados e terá capacidade para atender até 24 passageiros simultaneamente. A entrega está prevista para o fim deste ano.

A expectativa é de que o aeroporto entre em operação no primeiro semestre de 2026. No entanto, para isso, ainda é necessária a conclusão do terminal e a aprovação do Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromo (PBZPA), que será avaliado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Segundo a Seinfra, o início das operações do aeroporto depende de uma série de melhorias estruturais necessárias para garantir a segurança e atender à demanda prevista de moradores e turistas.