Suspeito alegou cultivar cannabis para fins medicinais, mas não apresentou documentação necessária para comprovar
Redação Publicado em 28/07/2025, às 08h56
No bairro Ponta da Praia, em Santos, a Polícia Civil fez uma descoberta inusitada em um apartamento, uma plantação de maconha completa. Um homem de 40 anos, morador do local, foi preso em flagrante, mas logo depois a Justiça concedeu liberdade provisória a ele, mediante algumas condições.
A prisão e os materiais apreendidos
A ação aconteceu na segunda-feira (21), quando policiais cumpriram mandados de busca e apreensão nos apartamentos do suspeito e de sua mãe, localizados no mesmo condomínio.
Dentro do imóvel do homem, os agentes encontraram diversos itens que indicavam o cultivo em larga escala e o preparo da droga.
Entre os materiais apreendidos, estavam:
Justificativa e decisão da Justiça
A mãe e a avó do suspeito estavam em um dos apartamentos vistoriados pela polícia. Aos agentes, a mãe explicou que o filho extraía o canabidiol (CBD) da planta cultivada para ajudar a avó, que está acamada e diagnosticada com Alzheimer. No entanto, ela não apresentou nenhuma receita ou comprovante de que a avó fazia acompanhamento médico para esse tratamento.
O próprio suspeito disse à polícia que possuía uma decisão judicial que autorizava o cultivo de canábis para fins medicinais. Contudo, ele não apresentou toda a documentação necessária nem tinha autorização sanitária para manipular derivados da planta.
O homem foi preso porque a equipe policial entendeu que ele usava a canábis para outras finalidades, além da medicinal. Segundo a corporação, a presença de três cigarros de maconha parcialmente consumidos sobre a cama dele, com as anotações e os materiais, indicava o comércio da substância.
Em nota, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) confirmou que o homem recebeu a liberdade provisória. Contudo, ele deverá seguir medidas cautelares, como comparecer mensalmente em juízo, não mudar de cidade sem aviso e não deixar Santos por mais de sete dias sem permissão.
Policial de folga reage a roubo de moto e mata assaltante em São Vicente
Adolescente morto por facada em Guarulhos: assassino é condenado a 12 anos
Comércios de Praia Grande terão horários reajustados após aprovação da Câmara
Prefeitura de São Vicente é impedida de pagar cestas básicas a servidores públicos
Advogado acusa Tiago Cervantes de fraudar licitações na Prefeitura de Itanhaém
Adolescente morto por facada em Guarulhos: assassino é condenado a 12 anos
Agosto Dourado mobiliza Unidades de Saúde em SP com ações para promover o aleitamento materno
Guarujá: polícia detém adolescente após roubo de R$ 16,5 mil em distribuidora de bebidas
Tragédia em Santos: incêndio no Dique da Vila Gilda mata uma pessoa e deixa centenas de desabrigados
Justiça de Santos determina que posto de combustível pague indenização por assédio a frentista