Realinhamento de pelo menos 65 dos 319 imóveis da cidade que enfrentam a situação mais crítica
Alanis Ribeiro Publicado em 12/09/2024, às 11h58
A Prefeitura de Santos sinalizou na terça-feira (10) a possibilidade de colaborar com a associação dos síndicos dos prédios inclinados para encontrar uma solução econômica para o realinhamento de pelo menos 65 dos 319 imóveis da cidade que enfrentam a situação mais crítica.
Durante uma reunião com aproximadamente 20 síndicos, o secretário de Governo Fábio Ferraz mencionou que, após consulta à Caixa Econômica Federal, a Prefeitura poderia atuar como fiadora ou avalista de um eventual financiamento bancário para a recuperação dos edifícios.
Ferraz destacou que essa proposta representaria uma inovação jurídica, exigindo a aprovação da Câmara Municipal por meio de uma lei autorizativa. A ideia seria que o poder público garantisse um financiamento para as intervenções nos condomínios afetados, conforme representado pela associação.
O advogado Marcelo Marsaioli acrescentou que, além da aprovação da Câmara, todo o processo de parceria entre a Prefeitura e a associação precisaria ser submetido ao Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) para evitar futuros problemas jurídicos.
A situação dos imóveis inclinados em Santos é alarmante, com inclinações variando de 1,0 a 1,5 centímetro por ano e custos de recuperação estimados em cerca de R$ 20 milhões por prédio. O engenheiro Evandro Rossi Dasambiagio explicou que a solução envolve fundação profunda, corte e reforço de pilares, e requer que os moradores saiam durante o dia.
A inclinação não causará colapso lateral, mas pode levar a um colapso vertical. Os bairros mais afetados são Embaré, Boqueirão e Aparecida, com edifícios históricos, incluindo o local onde Pelé comprou seu primeiro imóvel.
Leia também
Advogado acusa Tiago Cervantes de fraudar licitações na Prefeitura de Itanhaém
Operação em Peruíbe resulta em quatro prisões por furto de energia elétrica e desvio de redes
Adolescente desaparece no mar na praia de Bertioga; buscas continuam intensas
Cidades da Baixada Santista oferecem ônibus grátis no dia da eleição
Cidades da Baixada Santista implementam transporte público gratuito para Eleições 2024
Cidades da Baixada Santista oferecem ônibus grátis no dia da eleição
Pelé dá nome a duas avenidas icônicas de Santos
Quadrilha armada invade condomínio de João Paulo, goleiro do Santos
Brasileira tenta escapar de ataques no Líbano enquanto procura ajuda para voltar ao Brasil
Conheça o Projeto Piloto de Santos citado por Datena em debate