Praia

Primeiros sanitários da orla de Praia Grande serão inaugurados nesta quarta-feira

Além dos sanitários, a obra inclui a adequação do piso e a colocação de rampas de acesso no calçadão da orla

Primeiros sanitários da orla de Praia Grande serão inaugurados nesta quarta-feira - Imagem: reprodução Prefeitura de Praia Grande
Primeiros sanitários da orla de Praia Grande serão inaugurados nesta quarta-feira - Imagem: reprodução Prefeitura de Praia Grande

Manoela Cardozo Publicado em 07/02/2024, às 09h16


Nesta quarta-feira (07) acontecerá a inauguração dos dois primeiros sanitários no calçadão de Praia Grande.

Conforme informações da Prefeitura, às 10 horas, será aberta oficialmente a unidade localizada no Bairro Guilhermina, na altura da Rua Honduras, e às 11 horas, a unidade do Bairro Aviação, próximo à Rua Jorge Hagge.

Nos próximos meses, mais quatro unidades serão entregues: duas no Solemar, uma no Guilhermina e outra no Flórida. Um total de 18 unidades está planejado para serem entregues ao longo do ano em locais como Tupi, Ocian, Mirim, Maracanã, Caiçara, Real e Flórida. Inicialmente, o serviço será gratuito e gerenciado pela Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb).

Além da instalação dos sanitários, a obra inclui a adequação do piso e a colocação de rampas de acesso no calçadão da orla. A área total de intervenção será de 4.134 m².

Estão sendo construídas 25 novas rampas de acesso à praia para pessoas com deficiência, equipadas com corrimãos de aço inoxidável para maior durabilidade e menos manutenção.

Para minimizar os transtornos para a população, as intervenções na faixa de rolamento da Avenida Presidente Castelo Branco estão sendo feitas por métodos não destrutivos, incluindo a passagem de cabeamento de dados, energia, água e esgoto. Cada sanitário terá reservatórios de água acima e abaixo do solo, além de coberturas com telhas termoacústicas para redução de ruídos e controle de temperatura.

Serão instaladas 36 catracas eletrônicas nos sanitários, sendo 18 para acesso de pessoas com deficiência, permitindo um controle de acesso eficiente para coleta de dados futuros. O piso ao redor dos sanitários será alterado, substituindo o mosaico português por revestimento em pedra goiás.

A estética dos sanitários seguirá um padrão harmonizado com os quiosques já presentes no calçadão, incluindo painéis decorativos em ladrilhos hidráulicos e instalação de paredes verdes em concreto para um aspecto visual mais agradável.

Compartilhe