Saúde

Programa de saúde à população em situação de rua dobra número de procedimentos em Santos

O programa 'Consultório na Rua' está sob responsabilidade da Prefeitura

Programa de saúde à população em situação de rua dobra número de procedimentos em Santos - Imagem: reprodução Prefeitura de Santos
Programa de saúde à população em situação de rua dobra número de procedimentos em Santos - Imagem: reprodução Prefeitura de Santos

Manoela Cardozo Publicado em 19/07/2023, às 11h07 - Atualizado às 11h46


No período de janeiro a julho deste ano, o programa 'Consultório na Rua', sob responsabilidade da Prefeitura de Santos, registrou um aumento significativo na quantidade de procedimentos realizados para pessoas em situação de rua, em comparação com todo o ano de 2022.

De acordo com informações do próprio órgão, até o dia 14 de julho, foram executados 10.013 procedimentos, além de 472 consultas direcionadas a pessoas em situação de alta vulnerabilidade.

No ano anterior, foram contabilizados 5.074 procedimentos. Essa contagem abrange uma variedade de serviços, incluindo visitas de profissionais, coleta de exames laboratoriais, aplicação de vacinas, coleta de amostras de escarro, curativos e aferição de sinais vitais, como pressão arterial e glicemia capilar, entre outros. Esses cuidados podem ter finalidades preventivas, de diagnóstico ou de tratamento.

A ampliação desses números é resultado de uma reformulação implementada em agosto de 2022, que envolveu o fortalecimento da equipe de atendimento e a redefinição da Unidade de Cuidado Porto de Santos, que agora serve exclusivamente como base de apoio para as ações e intervenções do Consultório.

Compartilhe