Notícias

REFIS 2025 em Guarujá possui mais da metade das renegociações feitas pela internet

Adalberto Ferreira, secretário de finanças de Guarujá, detalha sucesso da adesão online ao REFIS 2025

Dados mostram que 50,54% dos acordos de dívidas foram feitos digitalmente, refletindo a preferência da população por soluções online - Foto: Rádio CBN Santos
Dados mostram que 50,54% dos acordos de dívidas foram feitos digitalmente, refletindo a preferência da população por soluções online - Foto: Rádio CBN Santos

Gabriel Nubile Publicado em 24/07/2025, às 13h30


Mais da metade dos moradores de Guarujá que buscaram renegociar suas dívidas com a prefeitura em 2025 fizeram isso pela internet. A praticidade do acesso online tem sido o principal motivo para o sucesso do Programa de Recuperação Fiscal (REFIS). Dados do primeiro mês da iniciativa, contados até quarta-feira (16), mostram que 2.119 acordos foram fechados, envolvendo a renegociação de 7.295 dívidas municipais. Desse total, 1.071 adesões aconteceram diretamente pelo site da prefeitura.

Crescimento do digital nos acordos de dívidas

De acordo com um levantamento da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), o canal online se firmou como o preferido pelos contribuintes, sendo responsável por 50,54% de todos os atendimentos. Em segundo lugar, ficou o Anexo Fiscal (Procuradoria da Dívida Ativa), seguido pelas outras unidades de atendimento presencial da cidade. Esse resultado mostra uma clara preferência da população por resolver pendências financeiras de forma digital, sem a necessidade de sair de casa.

O REFIS é um programa que permite que cidadãos e empresas coloquem em dia suas pendências financeiras com o município, como impostos e taxas atrasadas. Geralmente, ele oferece condições especiais de pagamento, como descontos em juros e multas, além de opções de parcelamento. Para a prefeitura, a iniciativa é uma forma importante de recuperar valores devidos, o que ajuda na saúde financeira da cidade e na manutenção dos serviços públicos.

Em entrevista exclusiva para a rádio CBN Santos, o secretário de finanças do Guarujá, Adalberto Ferreira, comentou sobre:

"Os dados são atualizados diariamente, uma pequena oscilação ocorre, ontem até as 15h00 tínhamos esse mesmo patamar com mais ou menos 50% das adesões feitas pela internet devido à facilidade. Basta entrar no site da prefeitura, onde ha um link que você acessa com suas informações em relação ao seu cadastro, e com isso sua dívida pode ser usada em uma simulação, gerando possibilidades de parcelamento, podendo optar pela adesão diretamente no site".

A facilidade de acessar o programa pela internet não apenas agiliza o processo para o morador, mas também otimiza o trabalho da prefeitura, que consegue atender um volume maior de pessoas de forma mais eficiente. A consolidação da plataforma digital como principal meio de adesão reflete uma tendência de modernização dos serviços públicos, buscando mais comodidade para a população de Guarujá. O sucesso do REFIS 2025, impulsionado pela adesão online, contribui diretamente para a arrecadação municipal, que pode ser reinvestida em melhorias para a cidade.

Confira a entrevista na íntegra: