A operação de limpeza em Santos visa melhorar o escoamento da água da chuva após a ressaca que afetou a cidade
Gabriel Nubile Publicado em 06/08/2025, às 09h03
A força do mar agitado, que atingiu Santosentre a noite de 29 e a manhã de 30 de julho, deixou um rastro de areia nos canais da cidade. O fenômeno natural, conhecido como ressaca, foi tão intenso que arrastou uma quantidade enorme de sedimento para o Canal 3, formando um banco de areia que chegou até a mureta do pontilhão. A situação exigiu uma resposta rápida da prefeitura para evitar possíveis alagamentos na região.
Para resolver o problema, a prefeitura deu início a uma grande operação de limpeza. De acordo com o município, o trabalho já resultou na retirada de aproximadamente 960 toneladas de areia do Canal 3, um esforço que visa melhorar o escoamento da água da chuva.
Logística e o plano de limpeza em duas partes
O trabalho de remoção, que deve continuar até o dia 15 de agosto, não se resume apenas a tirar a areia do local. O material está sendo redistribuído para outras áreas da cidade. A areia retirada dos canais 1, 2 e 3, que foram os mais afetados pela ressaca, é levada para os canais 4, 5 e 6, que precisam de mais sedimento para se recuperarem.
A operação de transporte da areia é complexa e pode levar até dois meses, dependendo das condições do tempo. As equipes estão fazendo oito viagens diárias de caminhão para dar conta do serviço, sendo quatro de manhã e quatro à tarde. Além de remover o material dos canais, os trabalhadores também estão cuidando da recomposição das calçadas que foram danificadas pela força do mar.
Os serviços são realizados por equipes do Progresso e Desenvolvimento de Santos, que usam equipamentos pesados como escavadeiras, pás carregadeiras e caminhões. O trabalho está sob a fiscalização da Secretaria das Prefeituras Regionais, garantindo que a limpeza seja feita.
Leia também
Brasil doa helicópteros à armada do Uruguai
Ex-major dos EUA encontra novo propósito com loja de cookies no litoral de SP
Como falar corretamente e sem inibições é o livro de oratória mais vendido na história do Brasil
Pista de skate do Novo Quebra-Mar avança em Santos; confira
Corpo de homem é descoberto preso na janela de casa de namorada em Eldorado
Presidente da Câmara de Guarujá critica falta de água e cobra providências da Sabesp
COP30: Brasil enfrenta rejeição internacional
Ação policial em Santos resulta na prisão de homem com maconha e cocaína
Higiene em foco: restaurante de Santos terá de pagar mais de R$ 12 Mil após ator achar barata em prato
Dupla de menores de idade é detida em São Vicente por roubo a mão armada