Sabesp explica que chuvas sujas e consumo elevado colapsaram o sistema

Gabriel Nubile Publicado em 08/01/2026, às 09h26
A mistura de calor intenso, excesso de turistas e chuvas fortes criou o cenário perfeito para os problemas de falta d'água que afetaram milhares de moradores e veranistas neste começo de ano. A Sabesp explicou que a "tempestade perfeita" que secou as torneiras foi causada pela soma da estiagem anterior, o aumento explosivo do consumo durante o Réveillon e os temporais que sujaram os rios. Felizmente, após dias de transtorno, o fornecimento começou a voltar ao normal na Área Continental de São Vicente, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe e Praia Grande.
A companhia informou que o sistema da Estação de Tratamento de Água (ETA) Mambu-Branco, que é o coração do abastecimento dessas regiões, já está operando de forma estabilizada. A unidade havia sofrido um grande impacto com as chuvas da madrugada de domingo (04), que, em vez de ajudarem, acabaram atrapalhando o processo de tratamento.
João Paulo Tavares Papa, assessor de relações governamentais da empresa, detalhou o que aconteceu: a força da água da chuva arrastou muita terra, folhas e detritos para os pontos de captação. Com a água dos rios extremamente suja (o que os técnicos chamam de alta turbidez), as máquinas precisaram trabalhar muito mais devagar ou até parar momentaneamente para conseguir limpar e tratar o líquido adequadamente. Isso, somado ao consumo gigante da alta temporada, fez o sistema colapsar temporariamente.
Caminhões-pipa e ajustes finais
Mesmo com a retomada do serviço, a situação ainda exige cuidados e monitoramento constante. A Sabesp avisou que suas equipes técnicas continuam em campo, dia e noite, fazendo ajustes finos no processo de tratamento. Como a água que chega dos rios ainda não está totalmente limpa, o trabalho nas estações é redobrado para garantir a qualidade do que chega às casas.
Para garantir que ninguém fique desabastecido enquanto o sistema recupera o fôlego total, caminhões-pipa continuam circulando pelas cidades afetadas para reforçar o fornecimento em pontos críticos, como hospitais e bairros mais afastados ou altos, onde a água demora mais a chegar.
Economia é fundamental agora
Apesar da boa notícia do retorno da água, a recomendação é de cautela máxima. A empresa pede a colaboração de todos para o uso consciente. Aquele banho demorado, a lavagem de carros com mangueira ou o enchimento de piscinas devem ser totalmente evitados neste momento. O uso racional é essencial para que os reservatórios se encham novamente e a pressão da água se normalize em todas as ruas.
A Sabesp pediu desculpas pelos transtornos causados aos moradores e turistas e reforçou que seus canais de atendimento estão abertos para emergências. Quem ainda estiver sem água ou precisar solicitar o caminhão-pipa pode ligar gratuitamente para o 0800-055-0195, mandar mensagem no WhatsApp (11) 3388-8000 ou usar a Agência Virtual no site da empresa.
Leia também

Chuva de granizo na Baixada causa queda de árvores e alagamentos

Rede própria da Hapvida amplia acesso a transplantes de órgãos em São Paulo

Caso Larissa Manoela: entenda com qual idade você pode ser dono do seu dinheiro segundo a lei

2º Festival de Teatro de Praia Grande: inscrições abertas até 1º de novembro

União Imperial conquista o título do Carnaval de Santos e celebra 50 anos com desfile consagrado

Coronel nascido em Santos assume comando da PM no litoral e Vale do Ribeira

Encaminhamento da PEC 8/2025 à CCJ alivia desgaste político na Câmara

União Imperial conquista o título do Carnaval de Santos e celebra 50 anos com desfile consagrado

PATs de Bertioga e Guarujá abrem 364 vagas de emprego nesta terça-feira

Subsídio do transporte municipal em Santos pode chegar a 36% com tarifa congelada