Moradores em situação de rua

Santos aumenta acolhimento a pessoas em situação de rua

No abrigo todos recebem um kit de higiene, roupas limpas, banho para tomar e também uma cama pra dormir

Além do abrigo, o Centro de Referência Especializado ajuda as pessoas nesta situação voltarem à sua cidade de origem - Imagem: Free Pik
Além do abrigo, o Centro de Referência Especializado ajuda as pessoas nesta situação voltarem à sua cidade de origem - Imagem: Free Pik

Karina Faleiros Publicado em 20/07/2023, às 10h28


Nesta semana, em Santos, no Espaços da Arena Santos, está acontecendo uma adaptação para receber em caráter emergencial, homens que se encontram em situação de rua e que aceitem ser acolhidos.

Segundo o portal BS9, os abrigados recebem no local um kit de higiene, roupas limpas, podem tomar banho, jantar e também com uma cama para dormir. Na manhã do dia seguinte, também é oferecido café da manhã antes de deixarem o local. O horário de funcionamento é de 18h30 às 7h da manhã.

O espaço funciona como uma extensão do Abrigo Emergencial de Inverno (Rua General Câmara, 249, Centro), que foi aberto em junho, oferecendo 50 vagas. Agora, já são cerca de 420 vagas na rede de acolhimento do Município.

O funcionamento será até o mês de agosto, mês que estas novas 20 vagas passarão a ser oferecidas no Albergue Noturno, entidade parceira da Prefeitura.

A Secretária de Desenvolvimento Social, Audrey Kleys, ressalta a importância da iniciativa por resgatar as pessoas das ruas. “Ninguém merece morar nas ruas. Este acolhimento resolve a necessidade imediata de um banho, uma cama, uma refeição, roupas limpas, mas também inclui o contato destas pessoas com as equipes técnicas da Sedes, que vão dar o encaminhamento e apoio para que aquela pessoa consiga sair dessa situação tão vulnerável”.

Além da rede de acolhimento, contamos também com a Seção de Acolhimento e Abrigo Provisório de Adultos, Idosos e Famílias em situação de Rua (Seacolhe-Aif) e Seção Abrigo para Adultos, Idosos e Famílias em Situação de Rua (Seabrigo-Aif). Também são oferecidas vagas nas instituições conveniadas – Albergue Noturno, Casa das Anas e a Casa de Passagem Êxodo.

Santos também conta com o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, o Centro Pop (Rua Amador Bueno, 446, Vila Nova), que oferece diversos serviços como ajuda na emissão de documentos e recâmbio qualificado, que ajuda a pessoa a voltar à cidade de origem a partir do contato com a família ou com os serviços de assistência social do Município.

Também contamos com o serviço de Abordagem Social, que funciona 24 horas por dia e busca a criação de vínculos com a população em situação de rua e o encaminhamento aos serviços do desenvolvimento social e à rede de acolhimento da Cidade. A abordagem pode ser acionada por meio do telefone 153.

Compartilhe