Saúde

Santos dá início em avaliações no atendimento oncológico; saiba detalhes

O anúncio foi feito na última sexta-feira (23)

Santos dá início em avaliações no atendimento oncológico; saiba detalhes - Imagem: reprodução Freepik
Santos dá início em avaliações no atendimento oncológico; saiba detalhes - Imagem: reprodução Freepik

Manoela Cardozo Publicado em 26/06/2023, às 10h17 - Atualizado às 12h06


Na última sexta-feira (23), foi anunciado o início de um projeto experimental que tem como objetivo principal coletar informações e agilizar o processo de diagnóstico e encaminhamento do tratamento de pacientes com câncer.

Conforme divulgação da Prefeitura de Santos, essa iniciativa resulta de um acordo de cooperação entre a Prefeitura, a organização Comunitas e o AC Camargo Cancer Center.

Ao longo das próximas etapas, que incluem questionários, entrevistas, análises e diagnóstico, os dados serão levantados em colaboração com a Secretaria de Saúde.

O trabalho continuará até novembro, com o objetivo de tornar o sistema mais eficiente e rápido.

O prefeito Rogério Santos mencionou projetos anteriores desenvolvidos em parceria com a Comunitas, abrangendo áreas como habitação, gestão pública e saúde, destacando a importância desse novo acordo.

"A Comunitas tem Santos como referência para desenvolvimento de projetos inovadores para o Brasil e este, focado na área oncológica, é fundamental. Vivemos um momento de mudanças no perfil epidemiológico no País e em Santos, com destaque para o câncer de aparelho digestivo e também o respiratório. Esta parceria ajudará a entender quais ações são fundamentais na Cidade para que possamos desenvolver projetos na Atenção Básica a partir do nosso perfil", explicou.

Ainda, Thiago Milani, diretor de projetos da Comunitas, falou detalhadamente sobre o objetivo do trabalho.

“A ideia é, junto com a A.C Camargo, identificar os principais desafios enfrentados pela Prefeitura na área de oncologia, sendo fundamental esse estudo inicial para produzir ações que nos levem a construir uma metodologia para avançar nas ações do Município”, concluiu.

Compartilhe