Notícias

Sindicato solicita liberação de funcionamento de quiosques na orla de Santos em Réveillon

Solicitação foi formalizada através de ofício pelo presidente da entidade

Presidente da entidade argumenta que a proibição prejudica moradores e turistas que frequentam a cidade - Imagem: Divulgação/ Prefeitura de Santos/ G1
Presidente da entidade argumenta que a proibição prejudica moradores e turistas que frequentam a cidade - Imagem: Divulgação/ Prefeitura de Santos/ G1

Karina Faleiros Publicado em 05/12/2024, às 12h38


Neste ano novo, na cidade de Santos, o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sinhores), solicitou à prefeitura de Santos a liberação do funcionamento dos quiosques localizados nos jardins da praia, durante o Réveillon.

A solicitação foi formalizada por meio de ofício, enviado na quinta-feira (28), pelo presidente da entidade, Arthur Veloso. Segundo o Costa Norte, Veloso argumenta que a proibição de funcionamento, a partir de 19h, prejudica não apenas empresários e trabalhadores do setor, mas também moradores e turistas que frequentam a cidade para celebrar a virada do ano.

Ele relata que a medida gera impactos negativos à economia local e favorece o comércio clandestino, que não segue padrões de segurança alimentar. “A decisão é injusta e incoerente. Os empreendedores cumprem suas obrigações durante o ano todo, enquanto o comércio irregular ganha espaço em um evento tão importante. Estamos à disposição para colaborar com a prefeitura na criação de medidas que garantam a segurança e o funcionamento adequado dos estabelecimentos”, relatou.

No ano passado (2023), a prefeitura decidiu por meio de decreto proibir o funcionamento de quiosques, comércio ambulante e barracas na orla. Segundo a administração municipal, a medida adotada seguia as recomendações da Polícia Militar, para manter a segurança na orla da praia durante o Réveillon. No entanto, a prefeitura informa que, neste ano, o tema está sendo discutido com a categoria, visando a segurança de todos.