Porto de Santos

Terminal no Porto de Santos recebe investimentos para modernização

A modernização foi prevista em investimento bilionário

Terminal no Porto de Santos recebe investimentos para modernização - Imagem: Divulgação/ Porto de Santos
Terminal no Porto de Santos recebe investimentos para modernização - Imagem: Divulgação/ Porto de Santos

Maria Clara Campanini Publicado em 14/08/2024, às 15h19


No início deste mês a Brasil Terminal Portuário (BTP) finalizou a modernização em 45 defensas marítimas. A empresa finalizou o primeiro projeto do pacote milionário de investimento, em troca de mais de 20 anos de concessão.

Segundo Ricardo Trotti, diretor de operações da BTP, essa é a primeira entrega prevista, o intuito é tornar o porto mais competitivo. “Temos avançado de forma integral nos preparativos para o aumento da capacidade operacional. Apenas no cais, além da modernização das defesas, também serão adquiridos mais quatro novos e modernos portêineres, sendo que dois deles já chegarão neste ano”, disse o diretor.

As novas defensas, disse contar com infraestrutura de berços acostáveis para navios da classe New Panamax. Essas embarcações têm navios gigantes, com 366 metros de comprimento e capacidade média para transportar 13 a 15 mil TEU (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés). O novo terminal BTP tem 1.108 metros de cais e três berços de atracação com 15 metros de profundidade.

Essas defensas marítimas são placas que tem um papel fundamental para a segurança das pessoas e operações no porto. Com a função de amortecer o impacto causado por um navio durante atracação e desatracação, ajudando a preservação estrutural de embarcações e terminais.