Após quase 100 anos de promessas, o túnel submerso que ligará cidades litorâneas
Marina Milani Publicado em 03/02/2024, às 11h00
O aguardado túnel submerso que conectará as cidades de Santos e Guarujá finalmente sairá do papel, trazendo esperança aos moradores do litoral paulista que aguardavam por essa promessa há quase 100 anos. A distância de 400 metros entre as cidades, atualmente cruzada por balsas, será superada por um túnel submerso com 860 metros de extensão.
Promessa quase centenária
A saga para a realização desse projeto começou em 1927, quando o presidente (governador) do Estado de São Paulo, Júlio Prestes, apresentou o primeiro plano para a construção do túnel. Desde então, diversas discussões e promessas foram feitas, mas apenas agora o projeto ganha força para se concretizar.
Como será a ligação seca?
O túnel submerso terá 860 metros de extensão, chegando à região em blocos pré-moldados acomodados no canal do estuário. Com a previsão de conclusão até 2028, a obra visa manter o calado do porto e evitar impactos na navegabilidade. A travessia de veículos pelo túnel levará pouco mais de um minuto e meio, beneficiando cerca de 150 mil pessoas diariamente.
Objetivo do projeto
Além de proporcionar uma ligação mais eficiente entre as cidades, o túnel submerso visa reduzir a poluição ambiental, aumentar a segurança para os transeuntes e melhorar o desempenho das operações portuárias.
Investimento
O investimento estimado em R$ 5,8 bilhões será custeado igualmente pelos orçamentos da União e do estado de São Paulo, em uma parceria estratégica entre o presidente Luiz Inácio Lula e o governador Tarcísio de Freitas. A obra será realizada no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Impactos da obra
A construção do túnel terá impactos sociais, especialmente para as famílias que residem em áreas de palafitas. A Defensoria Pública, em 2016, já solicitou a inclusão no projeto de medidas para realocação dessas pessoas, garantindo uma alternativa habitacional adequada.
Rota atual
Atualmente, a travessia entre Santos e Guarujá é feita por balsas, interrompendo as operações do porto. Outra opção é o trajeto pela rodovia Cônego Domênico Rangoni, com 43 quilômetros de extensão. Com o túnel submerso, a expectativa é reduzir a poluição, aumentar a segurança e otimizar as operações portuárias, trazendo benefícios significativos para a região.
Leia também
Confira agenda para regularização de dados da Bolsa Família em Bertioga
Polícia recupera 130 quilos de cobre furtado no Guarujá
Nadadores da universidade de Santos dominam competição em Paris 2024
Litoral de SP sofre com abastecimento de água
Motorista de ônibus municipal da Baixada Santista é acusado de homofobia