Alerta!

Vírus fatal chega à Flórida e preocupa autoridades

A nova doença tem um grande potencial de colocar o Disney World em risco

Vírus fatal chega à Flórida e preocupa autoridades - Imagem: reprodução Freepik
Vírus fatal chega à Flórida e preocupa autoridades - Imagem: reprodução Freepik

Vitória Tedeschi Publicado em 21/08/2023, às 12h15


As autoridades de saúde da Flórida estão alertando os moradores sobre os riscos de doenças fatais transmitidas por insetos depois que cinco casos de dengue foram relatados apenas em mês.

Segundo o Departamento de Saúde da Flórida, dois condados foram colocados sob alerta, são eles os condados de Broward e Miami-Dade. Ao todo, foram 11 casos da doença até agora em 2023 - dois em Broward e nove em Miami-Dade.

Vale citar que, quatro destes casos adquiridos localmente foram relatados nos condados de Broward e Miami-Dade apenas entre os dias 30 de julho e 5 de agosto.

Além disso, segundo a CNN Health, outros 204 casos associados a viagens, ou seja, pessoas que viajaram e voltaram infectadas.

A cada ano, até 400 milhões de pessoas são infectadas pelo vírus da dengue”, diz o site do  Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA. "Aproximadamente 100 milhões de pessoas adoecem devido à infecção e 40.000 morrem de dengue grave".

Além disso, o mesmo portal também informou que até 2009, não havia relatos de dengue adquirida na Flórida desde 1934. No entanto, em meados de 2009 e 2010, um surto de dengue foi identificado em Key West, quando um total de 22 pessoas foram identificadas com a doença.

Agora, um novo surto parece estar chegando ao local, o que preocupa as autoridades, a população e os turistas que planejam visitar o estado.

Segundo o Inside The Magic,além da preocupação com a saúde, vale citar que a crescente de casos da doença fatal nas proximidades do famoso Walt Disney World Resort, também pode prejudicar o parque e gerar um prejuízo financeiro parecido com o que o local enfrentou na época da pandemia da Covid-19.

O que é a dengue?

De acordo com a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde, a dengue é uma doença febril transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Ela pode se apresentar de forma mais leve ou grave, dependendo de alguns fatores, entre eles: o vírus envolvido, infecção anterior pelo vírus da dengue e fatores individuais como doenças crônicas (diabetes, asma brônquica, anemia falciforme).

A pessoa doente pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar um sinal de alarme para dengue hemorrágica.

É importante procurar orientação médica ao surgirem os primeiros sintomas, pois as manifestações iniciais podem ser confundidas com outras doenças, como febre amarela, malária ou leptospirose e não servem para indicar o grau de gravidade da doença.

Além disso, como citado acima, em todo o mundo, até 400 milhões de pessoas são infectadas com dengue a cada ano, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, tornando-o o vírus mais comum transmitido por mosquitos.

Sobre a melhor maneira de se previnir, ainda de acordo com o Ministério da Saúde, é indicado sempre combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença.

Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.