Durante patrulhamento, a GCM encontrou pinos vazios que levaram à descoberta de drogas escondidas em um bueiro

Redação Publicado em 05/02/2026, às 10h13
O faro apurado do cão Bolt foi a principal “arma” da Guarda Civil Municipal (GCM) para desfalcar o tráfico de drogas na última sexta-feira (30). Graças à habilidade do animal, os agentes conseguiram localizar um esconderijo nada convencional utilizado por criminosos na Vila Margarida, em São Vicente. A ação resultou na retirada de cerca de meio quilo de entorpecentes das ruas.
Tudo começou durante um patrulhamento de rotina, atividade comum para garantir a segurança nos bairros. Enquanto circulavam pelas ruas da comunidade, a equipe da GCM notou algo estranho no chão: alguns pinos vazios, com características idênticas aos usados para embalar cocaína, estavam espalhados pela via. Aquela “pista” ligou o sinal de alerta dos guardas, que desconfiaram haver mais material ilícito escondido por perto.
Foi nesse momento que o reforço de quatro patas foi acionado. A equipe solicitou o apoio do Canil da corporação para fazer uma varredura minuciosa no perímetro.
Faro infalível no bueiro
Assim que chegou ao local, Bolt começou o trabalho de farejamento. Não demorou muito para ele indicar o ponto exato do problema. Ao passar perto de um bueiro (boca de lobo), o cão mudou de comportamento e sinalizou positivamente para os agentes, indicando que ali havia cheiro de droga.
A indicação do animal foi certeira. Os guardas abriram a estrutura e, ao verificarem o interior da galeria de águas pluviais, encontraram uma sacola “recheada”. Os traficantes usavam o local como um depósito improvisado para tentar despistar a polícia caso fossem abordados apenas com o que tinham nos bolsos.
Saldo da apreensão
Ao retirar o material do bueiro, os agentes contabilizaram o prejuízo dado ao comércio ilegal. Foram apreendidas 222 porções de maconha prontas para venda, 21 pedras de crack e mais quatro pinos de cocaína ainda cheios. Além da droga, também foi encontrado dinheiro em espécie, provavelmente fruto da venda do dia.
Após a descoberta, todo o material foi recolhido e as equipes se dirigiram ao 2º Distrito Policial de São Vicente. A ocorrência foi apresentada à autoridade de plantão, que registrou o caso como tráfico de drogas. As substâncias permanecem apreendidas e passarão por perícia. Ninguém foi preso no local no momento da ação, mas a apreensão serve como quebra na logística do crime na região.
Leia também

Festival de Cinema de Santos divulga programação completa; veja lista

Helicóptero Águia localiza ladrão que se escondeu no mar em Peruíbe

Paulo Alexandre embola primeiro lugar com Rosana Valle; Rogério sofreria derrota

Com emendas parlamentares, Itanhaém investe R$ 2,5 milhões em saúde e bem-estar animal

Justiça Federal bloqueia R$ 4,6 milhões de grupo acusado de tráfico internacional no Porto de Santos

Câmeras registram furto de peças de portão durante a madrugada em Praia Grande

Morre aos 90 anos Clermont Castor, ex-prefeito de Cubatão

Após nove meses internado, bebê deixa UTI em Santos e inicia cuidados em casa

Cinco meses após afundar, navio histórico segue à espera de autorização para deixar o cais do Valongo

Motorista sem CNH invade calçada de lanchonete, atropela quatro clientes e é preso em Mongaguá