O número subiu após seis dias da Operação Escudo
Vitória Tedeschi Publicado em 03/08/2023, às 15h21
O número oficial de pessoas mortas em confronto com as forças de segurança na Baixada Santista chegou a 16, segundo atualização da SSP (Secretaria da Segurança Pública) na manhã desta quarta (02).
O número subiu após seis dias da Operação Escudo, deflagrada após a morte do soldado Patrick Bastos Reis, no Guarujá, litoral de São Paulo. Além disso, de acordo com o UOL, 84 pessoas foram presas e houve apreensão de 400 quilos de drogas e de 21 armas.
A operação foi estendida para a cidade de Santos, onde uma cabo da Polícia Militar foi baleada com tiro de fuzil por três criminosos na manhã desta terça (01). Conforme a SSP (Secretaria de Segurança Pública) ao menos dois suspeitos foram mortos durante confrontos na nova operação.
Do total de detidos, 54 foram prisões em flagrante e outros 30 eram de procurados da Justiça. Também houve a apreensão de quatro adolescentes por infração análoga a tráfico de drogas.
Com o número de mortes, a operação é a segunda mais letal da história da corporação – ficando atrás apenas do massacre do Carandiru, com 111 vítimas.
Vale lembrar que, desde o início da operação, a série de mortes tem alertado entidades, autoridades e o governo federal.
A atuação dos agentes das forças de segurança tem sido questionada e alguns têm apontado abuso de autoridade policial. Apesar disso, na última segunda-feira (31), o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) elogiou a operação realizada na Baixada Santista, bem como a atuação dos policiais militares e negou qualquer tipo de hostilidade ou excesso da polícia.
Leia também
César Sampaio segue como técnico do Santos pelo menos até o fim da semana, confirma Marcelo Teixeira
Prefeitura de Santos destinará 2,4 milhões para as escolas de samba
Equipe brasileira de surfe chega no Taiti
Santos recebe concerto Candlelight com datas inéditas; confira
Neymar retorna aos treinos com elenco após 33 dias afastado
PF mira cidades da Baixada Santista em megaoperação contra tráfico internacional de drogas
Cratera em São Vicente é fechada, mas trânsito continua interditado
Você acredita em bruxas?
Lula segura Carlos Lupi enquanto tenta preservar governabilidade
Furto: homem pula muro de escola em Bertioga e é detido pela polícia com bicicleta em mãos