Ex-jogador tenta reclassificar seu crime para comum, o que pode reduzir sua pena e permitir progressão para regime semiaberto

Gabriella Souza Publicado em 18/11/2025, às 09h55
Robinho, condenado a nove anos de prisão por estupro coletivo na Itália, conseguiu a transferência da penitenciária em Tremembé para o Centro de Ressocialização de Limeira e pediu ao STF a retirada do caráter hediondo do crime para tentar o regime semiaberto.
De Tremembé à Limeira
O ex-jogador está cumprindo a pena desde março de 2024 no “Presídio dos Famosos”, e na manhã última segunda-feira (17), ele foi transferido para Limeira. A mudança foi estratégica e um pedido da defesa do jogador de acordo com a alegação de boa conduta.
Tremembé tem como princípio a boa socialização entre os detentos no local, além de oferecer uma melhor segurança devido à presença de crimes de grande repercussão. Já a escolhida, tem como objetivo a ressocialização total do preso a partir de trabalhos e estudos, e ter um maior contato com a família.
Segundo a defesa, a ida de Robinho para Limeira, seria para ele estar em "um ambiente mais compatível com o perfil dele e que favoreça a ressocialização, com oportunidades de estudo e trabalho".

Pedido de mudança para “crime comum”
O crime que o ex-atleta cumpre pena é considerado de caráter hediondo, caracterizado por ser de extrema gravidade e causar repulsa social, como o próprio estupro, homicídio qualificado, latrocínio e tortura.
Assim, para conseguir o regime semiaberto antes de completar os 3 anos e 7 meses de pena, tempo requisito para a progressão, Robinho pediu a mudança para crime comum ao Supremo Tribunal Federal.
Se conquistado a mudança, a progressão de pena pode reduzir para 1 ano e 5 meses. Porém, dessa forma o réu poderia ir imediatamente ao regime semiaberto por estar preso há 1 ano e 7 meses. A alegação da defesa também apresenta que a condenação da Justiça Italiana em 2022, descreveu como crime comum.
Crime
Leia também

Governo confirma morte de 3ª brasileira em ataque do Hamas em Israel

Temporada de cruzeiros em Santos prevê chegada de 1 milhão de passageiros; confira data

Ministério da Justiça estabelece regras para acesso à água em grandes eventos

Surto de norovírus no MSC Grandiosa atinge 127 passageiros a bordo

Brasil perde pela primeira vez na história para o Japão

Trump afirma que EUA capturaram Nicolás Maduro após ataque na Venezuela

Passageira morre após carro perder controle e atravessar pista na Rodovia Mogi-Bertioga

Virada do ano termina em luto: quatro pessoas morrem afogadas no primeiro dia de 2026 no Litoral Sul

Agressão em plena orla: homem é preso após espancar esposa até ela desmaiar em Peruíbe

Ventania surpreende cruzeiro durante show de Alok e provoca pânico entre passageiros no litoral de SP