A previsão é de que o sistema comece a ser testado até o fim deste ano

Marina Milani Publicado em 25/05/2024, às 17h14
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deu “sinal verde técnico” para a implementação de um novo sistema de alertas de emergência, que se destacará por utilizar pop-ups sobrepostos às telas abertas nos celulares. Essas informações aparecem de forma imediata e só podem ser fechadas mediante ação do usuário, garantindo maior visibilidade para os alertas.
A nova ferramenta, chamada cellbroadcast, foi testada com tecnologias móveis de quarta e quinta geração (4G e 5G) das operadoras Claro, Tim, Vivo e Algar. Sua implementação dependerá de um treinamento a ser realizado com agentes das defesas civis locais, e a expectativa é que comece a operar até o final deste ano, inicialmente em dez cidades de pequeno porte com histórico de desastres ambientais.
A Anatel destaca que, diferentemente das notificações via SMS, que são enviadas gradativamente, as mensagens de texto do cellbroadcast são recebidas quase que instantaneamente por todos os usuários. Esse sistema também pode ativar um sinal sonoro nos celulares, mesmo que estejam no modo silencioso, aumentando a funcionalidade dos alertas em situações de risco.
“Ao condicionar o fechamento da tela para dar sequência ao uso do aparelho celular, buscamos garantir que informações sobre riscos de desastres sejam mais lidas do que os alertas enviados exclusivamente por SMS ou via TV por assinatura”, informou a Anatel.
O uso efetivo desta solução de alertas de emergência dependerá das autoridades das defesas civis estaduais e municipais, que são responsáveis por gerir os riscos estabelecidos na Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (Cobrade).
“O objetivo é complementar e auxiliar as ações dos órgãos de Defesa Civil na prevenção e mitigação dos impactos ocasionados por desastres naturais, alertando os cidadãos que estejam em localidades de risco sobre a iminência de eventos como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo, entre outros. O conteúdo desses alertas é de responsabilidade dos órgãos de Defesa Civil”, explicou a Anatel.
Com o "sinal verde técnico" da Anatel, o próximo passo será o treinamento dos agentes das defesas civis locais para que possam utilizar o sistema de forma eficaz. A previsão é de que o sistema comece a ser testado até o fim deste ano, proporcionando uma ferramenta adicional e eficaz para a gestão de emergências e a proteção da população em áreas de risco.
Leia também

Criança é estrupada após homem oferecer doces no Dia das Crianças

Prevenção climática: São Paulo adota sistema de alerta para inundações e ressacas

Homicídio de ambulante em Santos: vídeo mostra momento do sequestro na ponta da praia

Quase 2 mil toneladas de lixo e gordura são retiradas do sistema de esgoto da Baixada Santista no primeiro semestre

Polícia flagra falso serviço de telefonia e prende quadrilha com 150 metros de fios de cobre

Rio Ribeira começa a baixar, mas cidades ainda têm alagamentos e moradores fora de casa

Confusão entre funcionários aciona o Samu e vira caso de polícia em Praia Grande

Influenciador organiza comboio de caminhonetes para levar doações a vítimas das enchentes no Vale do Ribeira

Justiça eleva para R$ 150 mil indenização a ex-aluna que sofreu queimaduras com ácido em escola de Praia Grande

Quatis são flagrados comendo alimentos deixados em sacola na Serra do Mar, em Cubatão