Com destaque para o agronegócio, confira melhorias no sistema de agendamento e infraestrutura no Porto

Karina Faleiros Publicado em 30/08/2023, às 11h11
Considerado o maior Porto da América Latina, o Porto de Santos bateu novos recordes em julho deste ano ao movimentar 15,3 milhões de toneladas de mercadorias, marcando um aumento de 5,2% em relação ao mesmo período no ano anterior, quando o volume chegou a 14,5 milhões de toneladas.
Segundo informações do Costa Norte, o movimento do porto já soma 96,3 milhões de toneladas, um aumento significativo de 0,8% em relação ao período anterior.
O destaque fica por conta das cargas provenientes do agronegócio, no qual a soja se sobressai com 2,1 milhões de toneladas movimentadas apenas em julho, representando um impressionante aumento de 65,7% em comparação com o mesmo mês do ano interior.
A Autoridade Portuária de Santos (APS), divulgou os dados ao todo, no acumulado do ano; foram 36,7 milhões de toneladas de soja movimentadas, indicando um aumento de 16,3%.
O açúcar foi um setor que contribuiu para o crescimento portuário, com um movimento de 2,2 milhões de toneladas em julho e 10,4 milhões de toneladas nos primeiros sete meses de 2023, o que representa um aumento de 4,9% em ambos os períodos. O volume embarcado de milho, no ano, alcançou 4,3 milhões de toneladas, apresentando um crescimento de 3,7%.
A expectativa é de um crescimento ainda maior nos embarques de milho no segundo semestre, com a entrada da segunda safra.
O presidente da APS, Anderson Pomini, destacou a expansão da infraestrutura para atendimento às safras agrícolas no complexo portuário. Pomini ressaltou os investimentos realizados por players multinacionais de alimentos, como a Cofco, que está expandindo o terminal STS11 para se tornar o maior terminal para granéis vegetais do país.
Em geral, as operações de embarque atingiram a marca de 11,6 milhões de toneladas em julho, registrando um crescimento de 8,6%. No acumulado do ano, foram movimentadas 71,7 milhões de toneladas, representando um aumento de 2,9% em relação ao mesmo período de 2022.
A movimentação também se refletiu na atracação de navios, que alcançou 3.125 embarcações nos primeiros sete meses do ano, um crescimento de 3,8%.
Além disso, 31,2% das transações comerciais nacionais com o exterior tiveram a China como parceira. São Paulo permanece como o estado com maior participação nas transações comerciais com o exterior, com 54%, por meio do Porto de Santos.

Vítima de atropelamento em Santos é lançada dentro de canal no Boqueirão

Com dólar no valor de R$ 4,80, quanto fica uma viagem em família para Disney?

Encontro de carros antigos acontece no centro de Santos neste sábado; saiba detalhes

Servidores de Pirassununga denunciam falta de transparência em troca de plano de saúde

O que mais?

Vitória do São Paulo sobre Vasco mantém Tricolor na briga por vaga na Libertadores

Palmeiras supera o Juventude em Caxias e volta ao topo da tabela do Campeonato Brasileiro

Mais de 100 famílias de Santos recebem documento definitivo de suas casas no morro Santa Maria

Réu que matou idoso com voadora em Santos vai a júri popular em janeiro de 2026

Vítima de atropelamento em Santos é lançada dentro de canal no Boqueirão