Eleições 2024

445 mil eleitores com deficiência poderão contar com o programa “São Paulo são Libras”, explica o secretário à CBN

O São Paulo São Libras é um programa que oferece atendimento em Libras a pessoas surdas em órgãos estaduais

O secretário explica que uma das grandes barreiras que a pessoa com deficiência enfrenta é a da comunicação - Imagem: Divulgação/ CBN Santos
O secretário explica que uma das grandes barreiras que a pessoa com deficiência enfrenta é a da comunicação - Imagem: Divulgação/ CBN Santos

Karina Faleiros Publicado em 04/10/2024, às 11h29


Em entrevista exclusiva à rádio CBN Santos, o secretário dos direitos da pessoa com deficiência do governo de São Paulo, Marcos da Costa, explica detalhes sobre o programa "São Paulo São Libras":

“Uma das grandes barreiras que a pessoa com deficiência enfrenta é a barreira da comunicação. A pessoa que é surda, principalmente aquela que nasce surda, ela tem a Libras [língua brasileira de sinais] como a sua única língua"

O programa São Paulo São Libras, lançado pela SEDPcD, oferece atendimento em Libras a pessoas surdas em órgãos estaduais com serviços presenciais ao público.

“É a primeira vez que a comunidade surda pode usufruir de qualquer tipo de serviço público sem ter a barreira de comunicação. Imagina uma pessoa chegar numa delegacia de polícia, surda, sem conhecer o português, se comunicando apenas de libras e ter que contar para uma autoridade policial o crime que sofreu, como onde foi, quem praticou, que tipo de crime foi”

Ele relata que muitos acabam se afastando, vivendo numa comunidade própria, convivendo só entre surdos, ao ponto de criar uma cultura surda, que é uma cultura muito própria, exatamente por conta da barreira que a sociedade impõe da comunicação com essas pessoas.

O programa visa permitir que as pessoas com a deficiência auditiva possam exercer sua cidadania e participar dessa grande festa democrática que será, certamente, as eleições que ocorrerão no próximo domingo.

Para realizar o atendimento, basta acessar o aplicativo do poupa tempo e através desse aplicativo, acessar à Central de Libras. A Central fica disponível 7 horas por semana, 24 horas por dia.

Além disso, o secretário também informa que haverá cartazes nos pontos de votação com QR Code, em que o eleitor poderá mirar o celular no código e acessar o link que o levará ao intérprete de Libras.

Confira a entrevista completa aqui.