Ministério da Saúde alerta para a circulação do sorotipo 3 da dengue, que pode impactar a evolução dos casos na região
Karina Faleiros Publicado em 26/03/2025, às 12h21
O número de óbitos por dengue na Baixada Santista, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, apresentou um cenário inesperado. De acordo com dados enviados pelas prefeituras, a região registrou 28.678 casos de dengue e 49 mortes em decorrência da doença em 2024. No ano anterior, foram registrados 4.147 casos e nenhuma morte causada pelo mosquito.
Na Baixada, um dos principais pontos de atenção é o período do verão. Em decorrência das altas temperaturas e fortes chuvas, que causa o acúmulo de água, essa estação do ano é mais propícia para que as fêmeas coloquem ovos e multipliquem os mosquitos.
De acordo com o Ministério da Saúde, outro fator apontado para o aumento de casos na região Sudeste, é a circulação crescente do sorotipo 3 da dengue. Segundo o g1, durante a primeira reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), o secretário adjunto da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), Rivaldo Venâncio, explicou que essa variante do vírus tem sido determinante no aumento do número de infecções.
"O comportamento da doença varia entre as regiões. O aumento do sorotipo 3 no Sudeste exige atenção, pois muitas pessoas nunca tiveram contato com essa variante do vírus, o que pode impactar na evolução dos casos", disse Venâncio, na ocasião.
No Brasil, o levantamento apontou 6.041 óbitos registrados pela doença transmitida pelo Aedes aegypti em 2024, enquanto 5.960 foram por Covid-19.
Leia também
Luiz Fux contraria o STF e dá uma aula de retórica
Concessões de rodovias em SP trará rede Wi-Fi e modernização em 552 Km de estradas
Passageira de uber flagra motorista em ato obsceno e pede para descer do carro em Santos
Mensagens revelam que viúva e cunhado de Igor Peretto planejavam dormir juntos na noite do crime; veja prints
Garota de programa é encontrada morta em hotel de Santos; veja áudio em que ela relata sobre cliente
Dupla de Páscoa da Mega-Sena oferece R$50 milhões em prêmio
Luiz Fux contraria o STF e dá uma aula de retórica
Feriado em São Paulo: 569 mil passageiros esperados e trânsito intenso nas rodovias
Neymar chora em campo após sentir lesão em seu centésimo jogo pelo Santos
Feriado conta com tempo instável em Santos