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Com um investimento de R$ 6,8 bilhões, Mota-Engil é confirmada na construção do Túnel Santos-Guarujá

Após a confirmação da Mota-Engil, o contrato para a construção do túnel sob o Porto de Santos deve ser assinado até dezembro deste ano

O leilão realizado em setembro de 2025 garante que a Mota-Engil inicie as obras do Túnel Santos-Guarujá na segunda quinzena de dezembro - Foto: Folhapress
O leilão realizado em setembro de 2025 garante que a Mota-Engil inicie as obras do Túnel Santos-Guarujá na segunda quinzena de dezembro - Foto: Folhapress

Gabriella Souza Publicado em 17/10/2025, às 12h57


A concretização do Túnel Imerso Santos–Guarujá, acaba de ganhar um passo crucial. Após o encerramento do prazo para contestações ao leilão de concessão, a companhia portuguesa Mota-Engil foi oficialmente confirmada como a encarregada de erguer a travessia seca sob o canal do Porto de Santos.
O anúncio, divulgado pelo Diário Oficial do Estado, confirma que a empresa vencedora do leilão em 5 de setembro de 2025 agora tem o caminho livre para a assinatura do contrato. A expectativa é que este passo final ocorra na segunda quinzena de dezembro, dando o pontapé inicial para o começo das obras.

Anderson Pomini, presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), celebrou o avanço. "É um compromisso que assumimos e que toma forma, tornando cada vez mais próximo esse sonho de 100 anos da Baixada Santista", destacou ele em um comunicado oficial. A APS, irá fiscalizar de perto a construção, acompanhando tudo por meio do Comitê Regional Permanente de Monitoramento de Impactos Ambientais e até oferecendo um espaço em sua sede para a Mota-Engil.

Como o projeto irá funcionar?

Esta será a primeira travessia submersa do Brasil, o projeto foi planejado pelo governo federal, em conjunto com o governo de São Paulo e a APS, e promete mudar a dinâmica da região, fortalecendo a economia e favorecendo o fluxo do porto.

A nova rota ligará as duas cidades por uma via que poderá ser usada por veículos, pedestres e o VLT.

Com uma extensão total de 1,5 quilômetro, sendo 870 metros debaixo d'água, custo total está em R$ 6,8 bilhões. A previsão é que o túnel fique pronto até 2030, e com ele, o tempo de travessia também vai cair, o que hoje leva cerca de 1 hora nas balsas, passará a levar apenas 5 minutos. 

A Mota-Engil será a responsável pela construção, gestão e conservação do empreendimento por três décadas, por meio de uma Parceria Público-Privada.

Próximos Passos

Representantes de Santos, Guarujá e da Mota-Engil já participaram de um encontro de alinhamento na sede da APS, no dia 9 de outubro. Nesse encontro, foram discutidas as regras e os detalhes de operação para que a obra avance com segurança.

Ficou decidido que, logo depois da assinatura do contrato, serão marcadas reuniões especializadas para detalhar assuntos ambientais, operacionais e a relação com as atividades do porto.

A APS ressaltou a importância de um estudo para avaliar o impacto nas operações portuárias. O objetivo é estabelecer o momento exato para qualquer intervenção ou possível interrupção no canal, garantindo que não haja prejuízo e que o alinhamento com as empresas portuárias seja total.