Após a confirmação da Mota-Engil, o contrato para a construção do túnel sob o Porto de Santos deve ser assinado até dezembro deste ano
Gabriella Souza Publicado em 17/10/2025, às 12h57
Anderson Pomini, presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), celebrou o avanço. "É um compromisso que assumimos e que toma forma, tornando cada vez mais próximo esse sonho de 100 anos da Baixada Santista", destacou ele em um comunicado oficial. A APS, irá fiscalizar de perto a construção, acompanhando tudo por meio do Comitê Regional Permanente de Monitoramento de Impactos Ambientais e até oferecendo um espaço em sua sede para a Mota-Engil.
Como o projeto irá funcionar?
Esta será a primeira travessia submersa do Brasil, o projeto foi planejado pelo governo federal, em conjunto com o governo de São Paulo e a APS, e promete mudar a dinâmica da região, fortalecendo a economia e favorecendo o fluxo do porto.
A nova rota ligará as duas cidades por uma via que poderá ser usada por veículos, pedestres e o VLT.
Com uma extensão total de 1,5 quilômetro, sendo 870 metros debaixo d'água, custo total está em R$ 6,8 bilhões. A previsão é que o túnel fique pronto até 2030, e com ele, o tempo de travessia também vai cair, o que hoje leva cerca de 1 hora nas balsas, passará a levar apenas 5 minutos.
A Mota-Engil será a responsável pela construção, gestão e conservação do empreendimento por três décadas, por meio de uma Parceria Público-Privada.
Próximos Passos
Representantes de Santos, Guarujá e da Mota-Engil já participaram de um encontro de alinhamento na sede da APS, no dia 9 de outubro. Nesse encontro, foram discutidas as regras e os detalhes de operação para que a obra avance com segurança.
Ficou decidido que, logo depois da assinatura do contrato, serão marcadas reuniões especializadas para detalhar assuntos ambientais, operacionais e a relação com as atividades do porto.
A APS ressaltou a importância de um estudo para avaliar o impacto nas operações portuárias. O objetivo é estabelecer o momento exato para qualquer intervenção ou possível interrupção no canal, garantindo que não haja prejuízo e que o alinhamento com as empresas portuárias seja total.
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