Notícias

Governador Tarcísio de Freitas participará do lançamento da Operação Verão na Praia Grande, diz Coronel Nery

Com quase 6 mil policiais nas ruas, a operação promete reforçar a segurança durante a temporada de verão

Coronel Nery, comandante da Polícia Militar na Baixada Santista, em entrevista nos estúdios da Rádio CBN Santos - Foto: Rádio CBN Santos
Coronel Nery, comandante da Polícia Militar na Baixada Santista, em entrevista nos estúdios da Rádio CBN Santos - Foto: Rádio CBN Santos

Gabriel Nubile Publicado em 11/12/2025, às 13h14


O lançamento oficial da Operação Verão na Baixada Santista contará com a presença do governador Tarcísio de Freitas. A cerimônia, que marca o início do reforço ostensivo no litoral paulista, está agendada para sábado (20), na Praça Portugal, em Praia Grande. A confirmação da data e da participação do chefe do Executivo estadual foi feita pelo comandante da Polícia Militar na região, Coronel Nery, alterando a previsão inicial para adequação à agenda do governador.

Em entrevista à Rádio CBN Santos, o comandante detalhou a logística para a temporada. O reforço policial começará a chegar à região no dia 15 de dezembro. Serão enviados 2.534 policiais militares extras, que se somarão ao efetivo fixo de aproximadamente 3.100 agentes. Com isso, o contingente na Baixada Santista praticamente dobrará, totalizando quase 6 mil policiais nas ruas, um aumento de 5% em comparação à operação do ano anterior.

Antes de irem para as ruas, nos dias 16 e 17, os agentes passarão por treinamentos específicos, incluindo instruções de pronto-socorrismo e orientações sobre o perfil turístico de cada município. Embora a solenidade oficial ocorra no dia 20, o policiamento estará operando com 100% da capacidade já a partir do dia 18 de dezembro.

“Teremos o efetivo chegando agora dia 15 de dezembro e vai ficar até dia 20 de fevereiro, até o final do carnaval, o mesmo efetivo, não terá redução. É a primeira vez que vai ficar 100% do efetivo aqui em fase única até o final do carnaval.”

Uma mudança estratégica relevante para esta edição é a manutenção do efetivo completo durante todo o período. Diferente de anos anteriores, quando ocorria uma redução da tropa entre o fim de janeiro e o Carnaval (chamada de segunda fase), desta vez o reforço permanecerá integral até o dia 20 de fevereiro. Serão 68 dias de operação em fase única. Além do reforço vindo de fora, as férias dos policiais que já atuam na região foram suspensas, garantindo força máxima.

O coronel também alertou sobre a segurança pessoal de moradores e turistas. O foco das orientações inclui a atenção com objetos de valor, como celulares e correntes, devido à ação de criminosos em bicicletas, e o cuidado redobrado com crianças nas praias lotadas para evitar desaparecimentos momentâneos.

“A pessoa está ali tirando uma selfie ou fazendo uma live e não presta atenção na movimentação ao redor. O celular pode ser levado nesse momento por alguém de bicicleta. Também oriento muito cuidado com as crianças. A praia é muito movimentada, tem muita gente. Uma hora que olhou para o lado, a criança já sumiu e causa uma preocupação enorme.”