Em entrevista, secretário Fábio Mesquita detalha a situação precária da unidade de saúde atual e a necessidade de apoio estadual
Gabriel Nubile Publicado em 05/08/2025, às 13h52
O secretário de Saúde de Guarujá, Fábio Mesquita, se reuniu com o secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, para solicitar apoio em duas frentes consideradas prioritárias para o município. As propostas incluem a construção de um novo pronto-socorro e a ativação de um programa de reforço da saúde para a temporada de verão.
Em entrevista à Rádio CBN Santos, o secretário Fábio Mesquita detalhou que um dos pedidos é a verba para erguer uma nova unidade de pronto-socorro em Vicente de Carvalho. Segundo ele, a estrutura atual, que funciona em um prédio do governo do Estado, está bastante precária. O município já tem um projeto e um terreno para a nova construção.
A outra frente de trabalho apresentada foi a criação de uma "Operação Verão da Saúde", que existia antes da pandemia e foi descontinuada. O projeto prevê um recurso extra para o setor durante a temporada de férias, quando a população de Guarujá e de outros municípios da Baixada Santista aumenta consideravelmente com a chegada de turistas.
"Até ontem estivemos em São Paulo, onde tivemos uma conversa ótima com o secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva. Abrimos duas frentes de requisições do município do Guarujá. A primeira é para um novo pronto-socorro em Vicente de Carvalho, pois a unidade atual, que funciona em um prédio do governo, está bastante precária. Temos planta e terreno, mas precisamos do recurso. A outra sugestão que levamos ao secretário é uma Operação Verão da Saúde. O que queremos é um recurso extra para a saúde, porque recebemos milhões de pessoas de todos os lugares, e a nossa estrutura é a mesma. Precisamos de um modelo flexível que possa atender especificamente no verão. Esse programa existia até a pandemia, foi cortado, e nós apenas lembramos o secretário de sua importância. A conversa foi ótima, eu acho que progrediu, e em breve devemos receber um retorno mais oficial."
Leia também
Temporal em Guarujá causa alagamentos e Defesa Civil se pronuncia
Homem é preso em São Vicente ao tentar se exibir com identidade falsa para assistir jogo de futebol
Casa de R$ 5 mil de aluguel escondia mais de 400 pés de maconha em Guarujá
17 milhões de toneladas: Porto de Santos bate recorde impulsionado pela corrida de exportações
Brasil doa helicópteros à armada do Uruguai