A estratégia de imunização visa ampliar o índice de vacinação contra o HPV, atualmente em 28%

Manoela Cardozo Publicado em 29/04/2024, às 10h53
A Prefeitura de Guarujá organiza, de 06 a 10 de maio, uma ação para vacinar alunos da rede municipal de ensino contra o HPV, sigla para Papilomavírus Humano.
De acordo com informações do G1, essa iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Saúde (Sesau) e a Secretaria de Educação (Seduc).
A faixa etária alvo compreende indivíduos entre 9 e 14 anos. No entanto, os estudantes de até 19 anos que ainda não receberam a segunda dose também poderão participar.
Neste ano, o Ministério da Saúde modificou a estratégia de prevenção: anteriormente eram administradas duas doses, mas agora será apenas uma. A Escola 1º de Maio, localizada na Avenida Adriano Dias, 611, no bairro Jardim Esperança, será a primeira instituição contemplada. A prefeitura anunciará posteriormente novos cronogramas.
A campanha na Escola 1º de Maio será conduzida pela equipe da Unidade de Saúde da Família (Usafa) do Jardim Boa Esperança, com atendimento durante o horário escolar. Inicialmente, os profissionais realizarão uma verificação do histórico vacinal. Se necessário, poderão também administrar doses contra a Influenza e a Meningite (ACWY) para regularizar a situação vacinal. O atendimento ocorrerá durante o horário escolar.
A Sesau visa aumentar a cobertura vacinal contra o HPV na cidade, que atualmente está em 28% dentro do público-alvo.
Para receber a vacina, é obrigatória a apresentação de uma autorização assinada pelos pais ou responsáveis legais. Esse documento está disponível na unidade escolar. Além da autorização, o aluno deve ter consigo a caderneta de vacinação, CPF ou Cartão SUS.
O HPV é um vírus comum associado ao desenvolvimento da maioria dos casos de câncer de colo de útero, além de outros tumores em homens e mulheres. Ele pode causar verrugas na região genital e do ânus e câncer, dependendo do tipo de vírus.
A infecção pelo HPV é considerada uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST). Em muitos casos, o HPV pode permanecer latente por meses ou anos, sem sintomas visíveis, ou manifestar-se de forma subclínica (não visível a olho nu). A maioria das infecções, especialmente em adolescentes, é resolvida pelo próprio organismo em até 24 meses. A vacinação é o método mais eficaz de prevenção.
Para pessoas com sistema reprodutor feminino, o exame preventivo, também conhecido como "Papanicolau", é utilizado para detectar lesões precursoras do câncer do colo do útero. Outra forma de prevenção é o uso de preservativo durante as relações sexuais.
Leia também

Confira os horários do GP de Silverstone e os brasileiros que participarão

Após passar por audiência de custódia, Robinho é encaminhado para o presídio de Tremembé

Obra da rodoviária em São Vicente avança com previsão para 2024

Mulher que engoliu mais de 30 cápsulas de drogas começa a expelir substância em hospital no Guarujá

Guarujá lança aplicativo que permite agendar consultas médicas e checar remédios pelo celular

Santos quer instalar radares móveis nas ciclovias para flagrar excesso de velocidade de bikes e patinetes elétricos

Santos inaugura policlínica no Morro do Pacheco e leva atendimento de saúde para mais de 2,6 mil moradores

Aposta de R$ 3 rende mais de R$ 12 mil para morador de Praia Grande na Quina

Receita Federal e PF interceptam quase 10 kg de cocaína ocultos em carga no Porto de Santos

Dupla é presa após manter dois idosos e cuidadora reféns durante roubo em Praia Grande