Obras do VLT vão interditar novos trechos até o fim de agosto; confira as mudanças
Maria Clara Campanini Publicado em 30/07/2024, às 15h46
Em Santos, litoral de São Paulo, dois trechos da Rua Amador Bueno serão interditados para obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) a partir desta quinta-feira (1). A obra durará todo o mês de agosto.
De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de Santos, os bloqueios ocorrerão no trecho da Rua Amador Bueno entre a Praça dos Andradas e a Rua Frei Gaspar, e entre a Rua Martim Afonso e a Avenida Senador Feijó.
A CET recomenda que os condutores adotem uma rota alternativa, utilizando a Avenida São Francisco. O acesso será permitido pela Rua Frei Gaspar, entre a Avenida São Francisco e a Rua Amador Bueno, e nas ruas Amador Bueno, entre a Frei Gaspar e a Rua Riachuelo (ambas em sentido contrário ao fluxo).
A interdição acontece para a implantação da linha permanente do modal, onde o VLT vai operar. Os bloqueios começarão às 9h desta quinta-feira (1) e permanecerão até às 18h do dia 31 de agosto.
A Prefeitura de Santos e a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) não responderam ao G1 sobre o impacto no transporte público na região.
Nova linha do VLT
Esta será a segunda linha, com 8 km de extensão e um percurso com 12 estações, ligando Barreiros-Porto ao Valongo. A linha conectará o Mercado Municipal, Poupatempo, universidades, áreas comerciais e o Terminal Valongo.
As obras da nova linha começaram em setembro de 2020, sendo de responsabilidade da EMTU e execução da Alya Construtora. Em janeiro, a empresa anunciou que a entrega do VLT está prevista para julho.
De acordo com a EMTU, as obras já estão na fase final no Centro, e a fase de testes tem previsão para início ainda neste semestre, com início operacional previsto para o primeiro semestre de 2025.
Segundo a empresa, a primeira fase envolveu trabalhos mais complexos de infraestrutura para receber a via, como drenagem, remanejamento de redes de água e esgoto, elétrica, escavação e banco de dutos, serviços que já estão concluídos.
Agora, na reta final, os trabalhos de pavimentação, instalação de trilhos, reparos, acabamentos e instalação de pisos e vidros nas estações estão sendo finalizados.
A EMTU afirmou que as obras de infraestrutura acontecem em ruas transversais e visam melhorar a drenagem, sem afetar os testes do VLT.
Leia também
Mensagens revelam que viúva e cunhado de Igor Peretto planejavam dormir juntos na noite do crime; veja prints
Orquestra de Santos se apresenta no Festival de Campos do Jordão neste domingo
CASO IGOR PERETTO: Justiça nega liberdade a acusados de matar empresário em Praia Grande
Duas motos e um carro colidiram em Praia Grande; três pessoas acabaram feridas
Cunhado e irmã de Igor Peretto participam da reconstituição do crime; veja como foi
Orquestra de Santos se apresenta no Festival de Campos do Jordão neste domingo
CASO IGOR PERETTO: Justiça nega liberdade a acusados de matar empresário em Praia Grande
Comércios de Praia Grande terão horários reajustados após aprovação da Câmara
Caminhoneiro e sobrinha de 5 anos são sequestrados durante assalto em Santos
Flagrante em Santos: homem é detido por tráfico no Estuário com drogas e dinheiro