Ponte Edgard Perdigão

Píer flutuante é instalado em Santos; veja para que serve

A Ponte Edgard Perdigão, na Ponta da Praia, em Santos, passa a contar com o novo equipamento

Píer flutuante é instalado em Santos; veja para que serve - Imagem: Prefeitura de Santos
Píer flutuante é instalado em Santos; veja para que serve - Imagem: Prefeitura de Santos

Vitória Tedeschi Publicado em 20/11/2023, às 09h44


Na úlitma sexta-feira (17), a Ponte Edgard Perdigão, na Ponta da Praia, em Santos, passou contar com um novo píer flutuante, que teve sua instalação e fixação finalizadas. Agora, o píer entra em fase de testes antes de ser entregue oficialmente pela Prefeitura de Santos.

O novo equipamento vai permitir o acesso de cadeirantes às embarcações e garantirá mais segurança e acessibilidade aos usuários.

Segundo a administração, para não prejudicar a prestação de serviços e o atendimento ao público, a obra foi realizada em etapas.

A ponte é responsável por receber embarcações particulares de passeio e de pesca, além das escunas que fazem passeios turísticos e as barcas responsáveis pela travessia para a Praia do Góes, o bairro de Santa Cruz dos Navegantes e para a Fortaleza da Barra, em Guarujá.

"Integrado por duas plataformas em concreto armado, o píer é formado por duas peças, totalizando 4,8m de largura, 12m de comprimento e 1,05m de altura, com peso aproximado de 24 toneladas, descreve o engenheiro civil Nilson Barreiro, da Secretaria de Serviços Públicos (Seserp), responsável pela supervisão e acompanhamento das obras", afirma a Prefeitura.

O píer flutuante de acessibilidade inclui uma passarela de aço dotada de guarda-corpo, obedecendo às normas da Marinha; piso em madeira tratada e antiderrapante; cinco poitas de concreto (concreto destinado a fundear um barco ou uma construção), cada uma com 3,5 toneladas e respectivas correntes de ancoragem.