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Porto de Santos recebe investimento que prevê maior concessão da história portuária

Novo terminal de contêineres do porto de Santos será concedido à iniciativa privada

Plano de ampliar as estruturas para um terminal de passageiros em Santos será levado adiante - Imagem: Porto de Santos
Plano de ampliar as estruturas para um terminal de passageiros em Santos será levado adiante - Imagem: Porto de Santos

Karina Faleiros Publicado em 23/10/2024, às 11h05


O leilão do novo terminal de contêineres do Porto de Santos, o Tecon Santos 10, conta com previsão atualizada de investimentos superiores a R$ 4 bilhões, e deverá ser o maior já realizado pelo setor portuário.

O governo está revisando os dados de estudos sobre a concessão feitos em 2022, para que a minuta do edital de licitação possa ser enviada ainda neste ano ao TCU (Tribunal de Contas da União). Portanto, a previsão é que os R$ 3,51 bilhões estimados há dois anos ultrapassem a marca dos R$ 4 bilhões, não só devido à atualização monetária mas também a mudanças feitas na oferta.

Conhecido como STS10, o novo terminal de contêineres do porto de Santos, será concedido à iniciativa privada por um prazo de 25 anos, com possibilidade de este contrato ser renovado por mais 70.

Segundo o secretário nacional do Ministério de Portos e Aeroportos, Alex Sandro de Ávila, o contrato irá prever a construção de quatro berços de atracação de navios de contêineres, cada um com capacidade de movimentar cerca de 700 mil contêineres por ano.

Isso significa uma ampliação de capacidade anual de 2,8 milhões de contêineres, podendo chegar a 3 milhões de unidades.