Foram contemplados 13 municípios com 49 médicos ao todo
Maria Clara Campanini Publicado em 27/08/2024, às 12h44
A baixada Santista, Litoral de São Paulo, e Vale do Ribeira, interior paulista, foram contemplados com o programa Mais Médicos. Ao todo foram 49 médicos distribuídos em 13 cidades. Esse é o 38º ciclo do programa.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Estado recebeu 457 médicos pelo programa. Desse total, 35 atenderão a Baixada Santista e 14 no Vale do Ribeira.
Ano passado o programa foi retomado, após pausa em 2019. O programa visa garantir o atendimento médico com regiões de baixa assistência, ou seja, regiões onde não há ações, serviços e políticos de saúde.
O programa também permite a qualificação e aperfeiçoamento em saúde de família e comunidade, com benefícios e incentivos para atuação em áreas mais vulneráveis.
Baixada Santista
De acordo com o Ministério da Saúde, oito cidades da Baixada Santista foram inclusas, sendo oito médicos para Praia Grande, sete em São Vicente, seis Santos e Guarujá e cinco em Peruíbe. As cidades de Itanhaém, Bertioga e Mongaguá terão apenas um profissional.
A Prefeitura de Praia Grande diz que recebeu oito profissionais, mas não tem previsão para a data de início e nem a unidade que será direcionado.
A Prefeitura de São Vicente disse ao g1, das vagas destinadas ao município, quatro já foram preenchidas. Os profissionais de saúde serão direcionados aos locais de trabalho nesta terça-feira (27).
Já em Santos, a prefeitura disse que quatro vagas já foram preenchidas. Os médicos foram destinados as unidades de Piratininga, Areia Branca, São Bento e Nova Cintra.
Em Peruíbe, os três profissionais de saúde foram colocados nas unidades de Santa Isabel, Vila Peruíbe e Guaraú.
Vale do Ribeira
No Vale do Ribeira os profissionais vão ser distribuídos em cinco municípios: oito em Registro, três Apiaí e três em Itapirapuã Paulista, Juquiá e Miracatu, com um por cidade.
Brasil
Até agora em todo pais foram ofertadas 3.177 vagas e recebeu a inscrição de 33.014 médicos em todo Brasil. Desses 95% já têm o registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) do Brasil.
Os outro 5% foram para médicos formados no exterior. No sudeste do Brasil serão alocados 853 profissionais, atualmente, 24.894 já atendem no país.
Leia também
Imagens do assassinato de Igor Peretto ajudam a polícia a entender o crime; Confira
TRIÂNGULO OU QUADRADO AMOROSO? Veja tudo o que se sabe sobre o crime que parou o litoral de SP
Recém nascido morre após ser encontrado no vaso sanitário em UPA de Praia Grande
Tio da viúva de Peretto diz que sobrinha pediu para esconder amante
Marylin Monroe usava para dormir apenas duas gotas de Chanel