LUTO

Samara Faustino, líder comunitária em Santos, morre aos 64 anos

Uma das principais figuras na Baixada Santista, Samara faleceu na noite de quarta-feira (05)

Samara Faustino, líder comunitária em Santos, morre aos 64 anos - Imagem: reprodução Instagram
Samara Faustino, líder comunitária em Santos, morre aos 64 anos - Imagem: reprodução Instagram

Manoela Cardozo Publicado em 07/07/2023, às 08h38 - Atualizado às 09h08


Uma das principais figuras na Baixada Santista na luta por habitação popular, Samara Faustino, de 64 anos, faleceu na noite da última quarta-feira (05) em Santos, no litoral de São Paulo.

De acordo com informações da Prefeitura, ela estava hospitalizada no Hospital Guilherme Álvaro e veio a óbito devido a uma infecção generalizada.

Samara ocupou a presidência da Associação dos Cortiços do Centro (ACC) de Santos e desempenhou o cargo de coordenadora executiva da União de Movimentos de Moradia de São Paulo (UMM-SP).

Na quinta-feira (06), Rogério Santos, prefeito da cidade, anunciou que o conjunto habitacional em construção na Rua Amador Bueno, que abrigará 50 famílias atualmente vivendo em cortiços, receberá o nome de Samara Faustino, em homenagem à líder.

"Perdemos hoje uma referência no movimento de moradias na cidade. A última vez em que nos encontramos ela estava feliz, curiosa com esse projeto habitacional e já pensando em novos sonhos. O nome dela a esse conjunto é uma justa homenagem para uma mulher que fez a diferença em Santos”, afirmou, aproveitando a oportunidade para anunciar a criação do Prêmio Samara Faustino para pessoas e empresas que apoiam ações sociais.

Vale lembrar que, em julho do ano passado, Samara foi uma das sete mulheres negras da Baixada Santista homenageadas pelo SESC Santos em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, bem como o Dia Nacional Tereza de Benguela.

O velório da líder teve início às 20h da última quinta-feira (06), na Santa Casa de Santos, e o enterro será realizado no Cemitério do Paquetá às 10h de hoje (07).

Compartilhe