Avanço

Via no Gonzaga, em Santos, começa repavimentação nesta quinta

Os trabalhos não irão acarretar interdição na via, apenas ocupação parcial

Agentes da CET irão auxiliar na fluidez do trânsito na via - Imagem: Prefeitura de Santos
Agentes da CET irão auxiliar na fluidez do trânsito na via - Imagem: Prefeitura de Santos

Karina Faleiros Publicado em 31/08/2023, às 10h39


Nesta quinta-feira (31), se iniciam os serviços preliminares para a renovação asfáltica da Rua Azevedo Sodré, entre as avenidas Washington Luis (canal 3) e Ana Costa, no Gonzaga, em mais uma etapa do Programa Respeito à Vida.

O início dos trabalhos pode ser adiado em caso de instabilidade do tempo. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Santos e o Detran (Departamento Estadual de Trânsito).

Segundo informações da prefeitura, os trabalhos na Rua Azevedo Sodré, entre o canal 3 e a Av. Ana Costa, não vão acarretar interdição da via, apenas ocupação parcial. Dessa forma, o tráfego fluirá por meio pista. O acesso de moradores e comerciantes será garantido através da sinalização específica.

Agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), que já distribuíram panfleto informativo para moradores e comerciantes, estarão nos principais cruzamentos da área, auxiliando para a fluidez do tráfego.

A recomendação da empresa, é que os motoristas respeitem a sinalização implantada para a execução das obras. A Azevedo Sodré é a última das nove vias atendida pelo programa. Os serviços de fresagem (remoção do asfalto antigo) na Rua Sampaio Moreira já foram concluídos, faltando agora a aplicação do novo revestimento nos 225 metros lineares (1.830m²). Também se encontra na etapa final a pavimentação da Oswaldo Cochrane, entre as avenidas Pedro Lessa e Afonso Pena, totalizando 1.330 metros lineares (14.300m²).

Benefícios

O programa do governo estadual, voltado a oito ruas do Boqueirão e uma do Gonzaga, totalizando 6.166 metros lineares (56.820m²), beneficia a Cidade com investimento de R$ 4.805.625,08. O objetivo principal é prevenir acidentes, ao oferecer melhores condições de segurança, fluidez e conforto para o trânsito de veículos e a circulação de pedestres.

A cargo de equipes e maquinário do Consórcio Delta Sistemas Viários, contratado pelo Detran, os trabalhos são supervisionados por engenheiros da Seserp (Secretaria de Serviços Públicos) e, de acordo com o secretário Wagner Ramos, serão refeitos os revestimentos asfálticos que eventualmente estejam em desacordo com a qualidade exigida pela Prefeitura. O programa estadual já beneficiou as ruas Álvaro, Epitácio Pessoa, Oscar Sampaio, São José, Ministro João Mendes e Aureliano Coutinho.

Segurança

Iniciada em junho, a parceria com o Detran reforça a meta da Administração, que vem promovendo a renovação asfáltica em mais de 25.500m de 74 vias em 19 bairros. Com a frente do governo estadual, a Cidade contará com 31.666km de novo asfalto.

O programa da Prefeitura começou em março e envolve, também, melhorias no sistema de micro e macrodrenagem, implementação ou conservação dos passeios acessíveis, revitalização da sinalização viária e, em algumas localidades, embutimento das redes de telecomunicações, arborização e criação de ciclovias.

Esta iniciativa contempla o item 9 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Indústria, Inovação e Infraestrutura. Conheça os outros artigos dos ODS.