Criminosos criam falsas ofertas de emprego no Porto de Santos para aplicar golpe

Autoridade Portuária de Santos reforça que contratações são feitas apenas por concurso público e orienta população a não confiar em processos seletivos divulgados por redes sociais

Golpistas usam nome da APS para enganar quem busca emprego no Porto - Imagem: Reprodução
Golpistas usam nome da APS para enganar quem busca emprego no Porto - Imagem: Reprodução

Lívia Gennari Publicado em 27/07/2025, às 18h06


A Autoridade Portuária de Santos (APS), órgão responsável pela administração do maior complexo portuário da América Latina, o Porto de Santos, emitiu um alerta importante para a população devido à circulação de anúncios fraudulentos oferecendo vagas de emprego que não existem. O golpe, que tem chamado atenção nas últimas semanas, envolve a divulgação de falsas oportunidades utilizando indevidamente a logomarca da APS e um número de telefone com código de São Paulo.

Os criminosos têm publicado anúncios nas redes sociais e aplicativos de mensagens com o número (11) 95062-2060, tentando convencer pessoas interessadas a entrarem em contato para participar de supostos processos seletivos. Entretanto, a APS esclarece que não realiza nenhum tipo de recrutamento ou seleção de funcionários diretamente, pois é uma autarquia pública.Todas as contratações para trabalhar no complexo portuário são feitas exclusivamente por meio de concursos públicos, que são amplamente divulgados em canais oficiais.

"Não acredite em chamamentos para processos seletivos que não sejam publicados oficialmente. Trata-se de golpe”, alertou a Autoridade Portuária em nota oficial.

O órgão ainda reforça que as vagas para trabalhar no Porto de Santos devem ser buscadas diretamente com as empresas que operam os terminais portuários, ou ainda por meio dos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT) localizados em Santos e Guarujá.

A APS reassalta que os interessados em oportunidades de emprego no porto devem evitar contato com números suspeitos e se informar apenas pelas fontes oficiais para evitar cair em fraudes que podem resultar em prejuízos financeiros e pessoais.

A população também é orientada a denunciar qualquer anúncio falso ou suspeito às autoridades policiais, ajudando a combater essa prática criminosa que se aproveita da vulnerabilidade das pessoas em busca de emprego.