Promovido pela SAP, o curso permite que presos, como Robinho, reduzam pena ao concluir atividades educacionais reconhecidas.

Otávio Alonso Publicado em 25/01/2026, às 20h02
Robinho, ex-jogador de futebol, participa de um curso de construção civil no presídio de Limeira, em São Paulo, como parte das atividades de ressocialização que permitem a redução de pena para detentos. Essa iniciativa é promovida pela Secretaria da Administração Penitenciária e visa oferecer oportunidades educacionais aos presos.
O ex-jogador de futebol Robinho participa de um curso de construção civil dentro do presídio de Limeira, no interior de São Paulo, como parte das atividades oferecidas pelo sistema prisional paulista para redução de pena.
O curso é promovido pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) de São Paulo e faz parte de um conjunto de ações voltadas à ressocialização de pessoas privadas de liberdade. A iniciativa permite que presos reduzam o tempo de pena a partir da frequência e da conclusão de atividades educacionais reconhecidas oficialmente.
Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária, Robinho participa de capacitação na área de produção de finalização, com atividades voltadas à montagem de peças hidráulicas, elétricas e de Equipamentos de Proteção Individual. As ações são realizadas em oficinas de empresas que operam dentro da própria unidade prisional. A pasta informou ainda que o ex-jogador também integra outras atividades oferecidas pelo centro, desde que atendidos os critérios de elegibilidade.
Além dos cursos profissionalizantes, Robinho tem acesso à biblioteca da unidade e participa de atividades de leitura sempre que possível. De acordo com a SAP, o ex-atleta, que é cristão, costuma ler a Bíblia. A rotina do presídio é organizada por horários previamente definidos para atividades internas, convivência, alimentação e períodos de descanso, conforme as normas em vigor.}
Condenado por estupro
Robinho está detido na Penitenciária II de Tremembé, mas participa do curso ofertado no complexo prisional de Limeira por meio de atividades integradas entre unidades.
O ex-jogador do Santos e da seleção brasileira, foi condenado por estupro na Itália em um processo que passou por três instâncias da Justiça italiana, com condenação definitiva em 2022. O crime ocorreu em 2013, em uma boate italiana, quando ele e outros cinco homens foram acusados de violentar uma jovem albanesa. À época, o ex-jogador atuava pelo Milan.
Atualmente com 41 anos, Robinho cumpre pena no Brasil desde março de 2024. Inicialmente, ele estava detido na Penitenciária II Dr. José Augusto César Salgado, em Tremembé, conhecida como Presídio dos Famosos. Em novembro do ano passado, foi transferido para o Centro de Ressocialização de Limeira após pedido da defesa, que alegou exposição excessiva do apenado em razão da repercussão de uma série sobre a unidade prisional. Ainda segundo informações publicadas pelo UOL, durante o período em Tremembé, Robinho mantinha bom relacionamento com outros detentos e chegou a concluir um curso de eletrônica.
Leia também

Santos x RB Bragantino: saiba onde assistir

Santos avança em abertura do 1º hospital pediátrico público da região

Idosa é encontrada morta em Praia Grande e Polícia Civil investiga o caso

Ossa humana é encontrada na beira da praia do José Menino, em Santos

Confronto no Morro do Tetéu deixa três mortos em Santos

Foragido é preso após apresentar documento falso, tentar fugir e lutar com a GCM

Prêmio da Mega-Sena volta a acumular e pode pagar R$ 92 milhões no próximo concurso

Idosa é encontrada morta em Praia Grande e Polícia Civil investiga o caso

Motociclista embriagado tenta fugir da PM, invade casa e acaba preso em Cajati

Novas regras para passe escolar: tudo que você precisa saber