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Identificação para pessoas com deficiências não aparentes é lançado através de projeto em São Vicente

O objetivo é facilitar a identificação para garantir os direitos dessa população

A carteira de identificação conta com validade de cinco anos - Imagem: Prefeitura de São Vicente
A carteira de identificação conta com validade de cinco anos - Imagem: Prefeitura de São Vicente

Karina Faleiros Publicado em 04/07/2024, às 11h25


A Carteira Municipal de Pessoa com Deficiência (PCD), foi lançada na prefeitura de São Vicente, no litoral de São Paulo. A identificação busca facilitar a identificação de pessoas com deficiências não aparentes, para garantir os direitos dessa população.

A carteira consiste na identificação da pessoa com um crachá e o cordão de girassóis. Com validade de cinco anos, através dela, vários problemas de comunicação devem ser evitados em filas e no atendimento prioritário, garantindo os direitos.

“Em muitos casos, a pessoa portadora de uma deficiência não aparente sofre preconceito”, explicou o secretário dos Direitos Humanos e Cidadania (Sedhc), Jackson Nunes, em nota divulgada pela prefeitura.

Segundo o g1, a previsão é que dois cordões sejam entregues aos autistas. “A partir do momento que a gente sabe quem são as pessoas, onde elas estão, quais são as concretizações que envolvem, quais são as deficiências, a gente consegue pensar em políticas públicas”, citou.

Como conseguir?

Para ter acesso a carteira, o morador deve apresentar RG, laudo médico e uma foto 3x4 na sede da Seduc, na Rua José Bonifácio, nº 404, no Centro, a partir de 8 de julho.

Em casos do contemplado ser menor de idade, é necessário apresentar documento do responsável. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.