Aprovada por unanimidade, a legislação permite apresentações sem autorização prévia, com regras para horário, som e circulação em espaços públicos
Lívia Gennari Publicado em 06/07/2025, às 15h15 - Atualizado às 16h10
A Prefeitura de Santos, localizada no litoral de São Paulo, sancionou uma lei que define regras para artistas e grupos que se apresentam em espaços públicos da cidade. Publicada no Diário Oficial na última sexta-feira (4), a nova legislação autoriza as manifestações artísticas a acontecerem sem a exigência de autorização prévia, desde que respeitem requisitos específicos relacionados ao horário, gratuidade, níveis de ruído e livre circulação.
O projeto, apresentado pelo Executivo municipal, foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores em 5 de junho, demonstrando apoio total ao incentivo da cultura de rua.
De acordo com a lei, são consideradas manifestações artísticas atividades como teatro, dança, circo, música, artes plásticas, estátuas vivas, performances, saraus, batalhas de rimas, slams, manifestações folclóricas, literatura e poesia.
Principais regras
Além disso, os artistas devem preservar a integridade das áreas verdes e benspúblicos ou privados, manter distância adequada entre os grupos e estabelecimentos para evitar incômodos, e respeitar os limites máximos de ruído, com som amplificado de até 10 kVA.
A Prefeitura esclareceu que, em casos em que houver autorização prévia, poderão ser liberados bloqueios parciais de vias, uso de palcos ou estruturas maiores, e extensão do horário para apresentações noturnas que demandem mais tempo.
Outra novidade da lei é a permissão para a comercialização de produtos ligados à manifestação artística, como CDs, livros, quadros e peças artesanais, desde que o artista seja o criador dessas obras.
Com essa medida, Santosreafirma seu compromisso em valorizar a cultura local, criando um ambiente mais aberto e acessível para artistas de rua. A lei incentiva a diversidade artística nas ruas, fortalecendo a inclusão e o apoio aos coletivos culturais, além de ampliar o acesso da população a apresentações gratuitas e espontâneas, contribuindo para o enriquecimento do cenário cultural e a vitalidade dos espaços públicos da cidade.
Leia também
Santos vira jogo contra o Cruzeiro e se afasta da zona de rebaixamento
Aproximação de Bove e Tarcísio: estratégia ou desespero?
Lula perde de todos os adversários nas eleições à presidência
Filho de ex-presidente do TJ-SP morre em acidente de paraquedismo em Boituva
Retorno de Neymar e estreia de Vojvoda: Santos encara o Fluminense na Vila Belmiro neste domingo (31)
Santos registra alta na inadimplência pelo 11º mês consecutivo
Governo de São Paulo recebe propostas para construção do Túnel Santos–Guarujá em 1º de setembro
Retorno de Neymar e estreia de Vojvoda: Santos encara o Fluminense na Vila Belmiro neste domingo (31)
Carro é consumido por chamas na Anchieta, em Cubatão
Porto de Santos inicia temporada de cruzeiros em outubro com previsão de 320 mil turistas