Setor industrial

2ª edição do Summit Porto-Indústria em Santos traz debate importante para o crescimento da cidade

O Grupo Tribuna promove o grande evento nesta quinta-feira (06), com a presença de empresários e autoridades municipais e estaduais

A 2ª edição do evento Summit Porto-Indústria, em Santos (SP), acontece nesta quinta-feira (06) - Imagem: reprodução I Freepik
A 2ª edição do evento Summit Porto-Indústria, em Santos (SP), acontece nesta quinta-feira (06) - Imagem: reprodução I Freepik

Redação Publicado em 05/07/2023, às 18h03


A 2ª edição do evento Summit Porto-Indústria, em Santos (SP), acontece nesta quinta-feira (06). Promovido pelo Grupo Tribuna, o encontro conta com a presença de empresários dos ramos industrial e portuário, além de autoridades municipais e estaduais.

A 1ª edição do Summit Porto-Indústria aconteceu no ano passado, em 2022, onde o Grupo Tribuna pôde mais uma vez fomentar debates em prol do crescimento da cidade. 

A discussão sobre como a chegada das indústrias na região pode beneficar a cidade e as empresas, pode aumentar, também, a melhoria da qualidade de vida da população.

A partir do momento que a gente identificou a importância dessa agenda, que nós apoiamos, começamos a buscar viabilizar o debate entre as indústrias, o porto e as autoridades do estado para pensar sobre o potencial logístico da região e como isso beneficiaria a todos", explica Demetrio Amono, diretor comercial do Grupo Tribuna.

Em entrevista ao Diário de S. Paulo, Amono acrescentou que todos os anos o Grupo Tribuna realiza uma viagem internacional com parceiros para identificar novas tecnologias e tendências para depois, aplicá-las no Brasil.

"Já fomos para os Estados Unidos em Los Angeles, Nova Iorque, Houston, Miami, também visitamos a Europa na Bélgica, Holanda...Uma coisa em comum [entre esses lugares] é você ver a indústria no entorno do porto. Mas nunca trabalhamos essa vocação em Santos", comenta Amono. 

Trazer indústrias para Santos pode resultar em muitos benefícios, que estão além da logística, mas também alcançando o âmbito social, aumentando a quantidade de empregos e movimentando ainda mais a economia. 

O Grupo Tribuna acredita que a discussão do tema é de extrema relevância e, que, agora, é necessário haver vontade política e o alinhamento entre os governos. Por isso, é fundamental a presença de autoridades, como a do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). 

''Esperamos que a partir do debate o governo federal avance na questão da ZPEs (Zonas de Processamento de Exportação) e também ofereça um plano de ação para estimular o investimento de indústrias em Santos e que os municípios façam a sua parte", finaliza Amono.

O diretor acredita que se houver a união entre autoridades, a indústria e o porto para essa questão, "ano que vem [na próxima edição do Summit Porto-Indústria] vamos poder comemorar uma boa notícia com a primeira indústria chegando na Baixada Santista". 

Compartilhe