Crescimento

Economia chinesa tem aumento de 6,3% no segundo trimestre de 2023

O ritmo ficou mais acelerado desde 2021

A China tem o segundo maior PIB do mundo em 2022 de US$ 11,2 trilhões - Imagem: reprodução redes sociais
A China tem o segundo maior PIB do mundo em 2022 de US$ 11,2 trilhões - Imagem: reprodução redes sociais

Karina Faleiros Publicado em 17/07/2023, às 10h37


No segundo trimestre deste ano, a economia da China cresceu a um ritmo frágil, por mais que o valor anual tenha sofrido influência por efeitos de base.

Segundo informações da Folha de São Paulo, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 0,8% de abril a junho, em relação ao trimestre anterior, de acordo com os dados divulgados pelo Escritório Nacional de Estatísticas, em comparação com as expectativas dos analistas de um aumento de 0,5% em uma pesquisa de Reuters.

No segundo trimestre, o PIB expandiu 6,3, na comparação anual, acelerando em relação aos 4,5% nos primeiros três meses do ano. Porém, essa taxa ficou abaixo da previsão de crescimento de 7,3%.

É importante citar que o ritmo anual foi o mais rápido desde o segundo trimestre de 2021, mas a leitura foi muito influenciada pelas dificuldades econômicas causadas pelos rigorosos bloqueios de Covid-19 em Xangai e outras grandes cidades no ano passado.

Após o covid, dados recentes comprovam uma recuperação rapidamente enfraquecida com as exportações caindo ao ritmo mais lento em três anos, por conta da demanda desacelerada no mercado interno e externo, além de uma queda prolongada no mercado imobiliário, o que aumenta as expectativas de que os formuladores de políticas precisarão fazer mais para fortalecer a segunda maior economia do mundo.

Compartilhe