Litoral

Túnel entre Santos e Guarujá terá pedágio; saiba o valor

Quem apresentou o projeto foi Anderson Pomini

Túnel entre Santos e Guarujá terá pedágio; saiba o valor - Imagem: reprodução Twitter
Túnel entre Santos e Guarujá terá pedágio; saiba o valor - Imagem: reprodução Twitter

Manoela Cardozo Publicado em 16/06/2023, às 08h56


Anderson Pomini, diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos, apresentou um novo projeto à Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados em Brasília.

De acordo com informações do G1, esse projeto trata do túnel submerso que ligará Santos e Guarujá, no litoral de São Paulo. Segundo ele, o pedágio cobrado pelo túnel seguirá o modelo de tarifa social.

Na audiência pública realizada na última terça-feira (13), Anderson Pomini representou o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, do Partido Socialista Brasileiro (PSB).

A conclusão do túnel está prevista para ocorrer em até quatro anos, com um orçamento estimado em R$ 5,850 bilhões, mas explicou que esse valor pode ser reduzido por causa da concorrência internacional.

“Tendo em vista a questão ambiental, o banco se interessou em financiar parte desta importante obra e a possibilidade de concessão da obra após o seu início, levando em consideração que nosso objetivo principal, de organizarmos uma licitação internacional com recursos próprios, é assegurarmos a chamada tarifa social, com [aproximadamente] o mesmo preço da balsa”, esclareceu.

É importante ressaltar que Anderson Pomini fez questão de afirmar que o investimento no túnel não afetará as melhorias na infraestrutura portuária em Santos.

“Nós temos caixa para início da obra e a utilização deste recurso não prejudica nossas obras de investimento para as operações portuárias, que são vitais para o funcionamento do Porto”, concluiu.

Compartilhe