CUIDADOS

Chuvas em Peruíbe: número de desabrigados sobe para 300 e mil pessoas são afetadas

Embora as chuvas continuem, Defesa Civil prevê redução na intensidade das precipitações nos próximos dias em Peruíbe

Município registrou um total de 283 milímetros de precipitação - Imagem: Reprodução/ Defesa Civil
Município registrou um total de 283 milímetros de precipitação - Imagem: Reprodução/ Defesa Civil

Alanis Ribeiro Publicado em 10/01/2025, às 10h15


A Defesa Civil do Estado de São Paulo atualizou, nesta quinta-feira (9), o número de desabrigados em Peruíbe para 300, devido às chuvas intensas que atingiram a região. Nas últimas 48 horas, o município registrou um total de 283 milímetros de precipitação, resultando em alagamentos em diversas vias e residências. Estima-se que cerca de mil pessoas tenham sido afetadas pela inundação.  

Até as 17h, uma operação conjunta envolvendo 30 agentes da Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, com o apoio de nove embarcações, estava em andamento para resgatar moradores em áreas inundadas. Os desabrigados estão sendo encaminhados para abrigos emergenciais estabelecidos nas escolas Delcélia Joselita Machado Bezerra, Maria Amélia e Fernando Nepomuceno Filho.  

No bairro Caraguava, 17 pessoas que ficaram isoladas devido ao alagamento foram resgatadas com sucesso pelos bombeiros. Outros bairros, como Vila Erminda, Aratinguava, Veneza, Ribamar, Jardim das Flores e Nova Itariri, também enfrentaram alagamentos que afetaram diversas residências.  

Em resposta à situação crítica, o governo estadual enviou um caminhão com suprimentos a partir da cidade de Registro no final da tarde. A carga incluía 100 cestas básicas, 150 kits de limpeza e higiene, além de kits dormitório compostos por colchões, travesseiros, cobertores e roupas de cama.  

Desde a quarta-feira (8), a Defesa Civil tem utilizado SMS para alertar a população sobre as condições climáticas adversas e ventos fortes. Na tarde desta quinta-feira, foi acionado o sistema Cell Broadcast para emitir alertas extremos à população das áreas em risco. Este sistema envia mensagens sonoras para todos os celulares conectados às antenas de telefonia na área afetada, independentemente do modo silencioso dos dispositivos.  

Embora as chuvas devam continuar na região nos próximos dias, a Defesa Civil prevê que as precipitações ocorrerão com menor intensidade.