SAÚDE

Covid-19: Secretário de Saúde faz alerta importante para desviar da baixa cobertura vacinal

O secretário municipal de Saúde, Adriano Catapreta, deu mais detalhes sobre o assunto

Santos faz alerta importante para desviar da baixa cobertura vacinal da Covid-19. - Imagem: reprodução I Pexels
Santos faz alerta importante para desviar da baixa cobertura vacinal da Covid-19. - Imagem: reprodução I Pexels

Juliane Moreti Publicado em 28/10/2023, às 16h56


O município de Santos (SP) deixou um alerta, por meio da Prefeitura, sobre a importância da cobertura vacinal contra a Covid-19, com o intuito de alcançar o ideal de 95% da imunização da população, conforme indicado pelo Ministério da Saúde.

Apenas 28,2% das pessoas acima de 18 anos tomaram a vacina bivalente contra o vírus e os outros 71,8% que têm as duas doses anteriores do esquema inicial (há mais de 4 meses) não retornaram aos postos. 

Para tentar evitar a maior circulação do vírus e ampliar a vacinação, além de expandir o comunicado sobre a imunização, a Prefeitura também está realizando ações para cumprir o que é recomendado pelo Ministério da Saúde

''Estamos vacinando de segunda a sábado nas policlínicas, e também temos um calendário para as unidades municipais de ensino'', explicou o secretário municipal de Saúde, Adriano Catapreta.

Adriano reforçou que toda a equipe de saúde reuniu esforços e criou condições para alcançar mais pessoas, entretanto, ''ainda assim a cobertura vacinal está muito baixa''.

''Não sabemos como a doença se comportará e as mutações pelas quais o virús ainda passará e estar vacinado é a melhor barreira que podemos criar para evitar que a doença se espalhe'', completou. 

O secretário explicou que, até o momento, não é necessária a ampliação de leito ou até mesmo a volta do uso de máscaras, mas destacou a recomendação sobre manter as mãos higienizadas com água e sabão ou álcool em gel. 

''Salientamos a importância de todos estarem com a vacinação em dia e de a pessoa diagnosticada manter-se em isolamento em casa até o término da doença e, quem apresentar sintomas gripais, mesmo sem diagnóstico, fazer uso de máscara para evitar a transmissão seja da Covid-19 ou de outra doença respiratória'', disse. 

Para ter acesso à vacina, de acordo com informações do portal da Prefeitura de Santos, basta ir até à policlínica de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, ou aos sábados, das 9h às 15h30, nas unidades divulgadas às sextas-feiras nos canais oficiais também da Prefeitura.