Durante a cerimônia, ministro discute os desafios do Judiciário e a importância da justiça na vida cotidiana da população
Karina Faleiros Publicado em 10/05/2025, às 10h22
Na noite de sexta-feira (9), a Associação Comercial de Santos (ACS) e a Associação Paulista de Magistrados (Apamagis) promoveram uma homenagem ao ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Paulo Dias de Moura Ribeiro, natural de Santos, em reconhecimento à sua trajetória profissional.
Moura Ribeiro integra o STJ desde 2013, atuando na Terceira Turma da Corte. Ao longo de sua carreira, já presidiu órgãos como a Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais (TNU). Em 2020, teve seu nome indicado ao Prêmio Nobel da Paz, destacando-se por sua atuação humanista. É também professor universitário e autor de diversas obras jurídicas.
Durante a cerimônia, realizada na sede da ACS, no Centro Histórico, o ministro falou sobre o papel essencial do Judiciário na vida cotidiana da população.
“O Superior Tribunal de Justiça lida com o que há de mais próximo da vida do cidadão: o direito civil, o direito da família, as questões do dia a dia. É essa justiça que toca diretamente a realidade das pessoas e, por isso, deve ser exercida com sensibilidade, técnica e compromisso com a cidadania”, afirmou.
Ele também mencionou os atuais desafios enfrentados pelo Judiciário, como a segurança pública e a incorporação da inteligência artificial no enfrentamento à criminalidade.
A solenidade contou com a presença de autoridades, representantes do Judiciário e convidados. A prefeita em exercício e secretária de Educação de Santos, Audrey Kleys, ressaltou a importância do reconhecimento.
“É muito importante que a Associação Comercial e a Apamagis reconheçam e valorizem figuras como o ministro Paulo Moura Ribeiro, que saiu dos bancos universitários da Unisantos e hoje ocupa uma das principais cadeiras do STJ. Ele se torna uma referência para os nossos jovens, mostrando que, sim, é possível alcançar lugares de destaque por meio da educação e da transformação social”, afirmou.
Imagem: Divulgação/ Marcelo Martins
Leia também
Três homens acusados de matar policial civil são absolvidos por júri popular em Santos
Novas regras da CNH para PCDs em São Paulo a partir de 2025
Camisa azul do Santos é resgatada em homenagem ao retorno de Neymar
Ladrão morre baleado durante assalto na Linha Amarela, em São Vicente
Mobilidade em Guarujá: patinetes elétricos já podem ser alugados para andar pela cidade
Vereadora Claudia Alonso aborda cenário de famílias após incêndio no Dique Vila Gilda em Santos
Sob pressão, Cleber Xavier comanda Santos em busca de vitória no Morumbis
Susto no Porto de Santos: balão cai no canal e quase causa acidente com navio
Polícia busca condutor que fugiu após acidente fatal na Padre Manoel da Nóbrega
Após dias de agonia, família identifica corpo de jovem desaparecido em praia do Guarujá