Parlamentar comentou sobre o apoio do governo e desafios para as famílias afetadas
Gabriel Nubile Publicado em 04/08/2025, às 13h16
O Governo de São Paulo anunciou que reforçou o apoio humanitário para as famílias atingidas pelo incêndio na comunidade do Dique da Vila Gilda, em Santos. A tragédia, que ocorreu na sexta-feira (19), destruiu cerca de 100 moradias e causou a morte de uma pessoa. Em meio aos esforços de ajuda, o prefeito Rogério Santos agendou uma reunião com o ministro das Cidades para agilizar a liberação de recursos habitacionais para a cidade.
A psicóloga e vereadora Claudia Alonso discutiu a situação em entrevista à Rádio CBN Santos. A Defesa Civil do Estado, por sua vez, enviou 300 novos itens, como colchões e cobertores, somando-se a outros 100 kits de higiene, 200 colchões, 200 jogos de cama, 200 cobertores e 200 travesseiros já disponibilizados anteriormente.
Durante a conversa, a entrevistada destacou:
"Nós estamos falando de invisibilidade da população, de uma vida não digna, de uma situação que não era para acontecer mais, eu estive lá por coincidência e lamentavelmente aquilo aconteceu, conheço muitas pessoas na região e tenho diversos amigos que moram lá. Ali era um misto de tudo, dor, medo, indignação, de acolhimento, porém com o choro de diversas pessoas. Você via a força tarefa dos bombeiros e da polícia trabalhando incessantemente, junto do 'pessoal' da saúde, dos nossos secretários e do nosso prefeito. Nós precisamos dar um fim nisso, acabar com as promessas e começar com a ação, isso não pode espera um ano, tem de ser imediato, acabar quanto antes com todos esses riscos".
Além do suporte imediato, o Governo Paulista anunciou a construção de 416 novas moradias para as famílias afetadas. Dessas, 216 unidades serão no Residencial Iguape, em Santos, e 200 no Residencial Vicentinos II, em São Vicente. Esses projetos já têm aprovação prévia, o que pode agilizar o início das obras.
A expectativa é que a reunião do prefeito com o Ministro das Cidades, que contará também com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin, ajude a consolidar as parcerias necessárias para o andamento dos projetos e a reconstrução da vida das famílias afetadas.
Veja a entrevista na íntegra:
Leia também
Moradores de Santos resgatam idoso que caiu em canal durante forte temporal
Procurado da Justiça é preso em Cubatão após ostentar armas nas redes sociais
Sobrevivente de incêndio em Guarujá, criança de dois anos sai da UTI
Cresce número de veículos blindados no Brasil
Temporal causa transtornos em cidades da Baixada Santista