Com resultados promissores, o agente é capaz de extinguir chamas em menos da metade do tempo
Maria Clara Campanini Publicado em 27/09/2024, às 14h28
O Governo do Estado de São Paulo deu início a uma série de testes com um inovador produto destinado ao combate de incêndios florestais, apresentando uma eficácia cinco vezes superior à água. Além de sua capacidade extintiva, a substância possui propriedades retardantes, prevenindo a reignição em áreas previamente controladas.
Em experimentos conduzidos pela Defesa Civil em condições controladas, foi observado que o produto conseguiu extinguir um foco de incêndio em apenas um minuto e 40 segundos, enquanto o uso da água demandou cinco minutos para alcançar resultado semelhante. Adicionalmente, a substância foi aplicada em um incêndio real na região de Ribeirão Preto no início de setembro, onde demonstrou resultados promissores.
A Defesa Civil estima que a utilização desse novo agente químico possa reduzir em até 60% os custos associados ao uso de aeronaves em grandes incêndios florestais, devido à significativa economia de tempo proporcionada pela substituição da água. O texto conta com informações da Agência SP.
Desenvolvido por uma empresa nacional e originalmente utilizado como fertilizante agrícola, o produto é considerado seguro para plantas, microbiomas do solo, corpos d'água naturais e resíduos orgânicos. De acordo com informações fornecidas pelo fabricante, a substância é atóxica para seres humanos e não apresentou reações adversas em animais durante os testes.
O governo pretende empregar esse produto inovador em situações críticas semelhantes às vivenciadas recentemente, quando grandes incêndios ameaçaram áreas urbanas e reservas florestais. O uso será regulamentado por critérios específicos, como proximidade de residências, extensão das áreas afetadas e o risco às reservas naturais do estado.
Leia também
Advogado acusa Tiago Cervantes de fraudar licitações na Prefeitura de Itanhaém
Operação em Peruíbe resulta em quatro prisões por furto de energia elétrica e desvio de redes
Adolescente desaparece no mar na praia de Bertioga; buscas continuam intensas
Cidades da Baixada Santista implementam transporte público gratuito para Eleições 2024
445 mil eleitores com deficiência poderão contar com o programa “São Paulo são Libras”, explica o secretário à CBN
Pelé dá nome a duas avenidas icônicas de Santos
Quadrilha armada invade condomínio de João Paulo, goleiro do Santos
Brasileira tenta escapar de ataques no Líbano enquanto procura ajuda para voltar ao Brasil
Conheça o Projeto Piloto de Santos citado por Datena em debate
Prefeito sofre atentado a tiros em Pedro de Toledo