CELEBRAÇÃO

Peculariedades da Independência do Brasil celebrada no dia 7 de setembro

Data instituida em 1822 e comemorada anualmente desde então

Imagem ilustrativa - Imagem: Reprodução/Pixabay
Imagem ilustrativa - Imagem: Reprodução/Pixabay

Alanis Ribeiro Publicado em 04/09/2024, às 11h52


"Independência ou Morte" é uma frase conhecida por todos os brasileiros, que teria sido dita pela primeira vez em 7 de setembro de 1822, data que marca a independência do país e é comemorada desde então. A seguir, estão alguns fatos curiosos sobre essa data.

Embora a independência do Brasil tenha sido proclamada em 7 de setembro de 1822, Dom Pedro I só foi oficialmente coroado imperador três meses depois, em 1º de dezembro, indicando que a formalização do novo regime levou tempo. 

Menos conhecido é o fato de que o documento de independência foi assinado por Leopoldina de Áustria, esposa de Dom Pedro, enquanto ele estava ausente em São Paulo. 

A famosa pintura do "Grito do Ipiranga" de Pedro Américo é uma representação idealizada do evento, e não um retrato exato, porque Pedro Américo não tinha a intenção de criar um retrato preciso, mas sim uma obra que capturasse o espírito do momento. 

Além disso, o célebre grito "Independência ou Morte" atribuído a Dom Pedro I não tem comprovação histórica e sua veracidade permanece incerta.