As fundações rasas e o solo mole causaram o início do afundamento em 1970

Maria Clara Campanini Publicado em 06/08/2024, às 13h38
Santos entre as décadas de 40 e 50 passou po um processo de urbanização, com o surgimento de grandes edifícios na orla da praia. Nos anos 70 começou a afundar, pois as fundações são rasas e o solo é mole embaixo da areia.
A grande quantidade de edifícios muito próximos ajudou a comprimir a camada de argila.
De acordo com o Instituto de Geociências da Unicamp, isso ocorre por conta do solo, uma camada fina de areia compacta, de 6 a 20 m de espessura, em cima tem uma camada de argila mole de 40 m de espessura.
Conforme o tempo passou as fundações se rebaixaram de apenas um lado, chamado recalque.
Alguns condomínios conseguiram corrigir os declives com macacos hidráulicos, pilares e blocos.
Esses afundamentos podem causar transtornos, como desequilibro pessoal, portas abrindo sozinha e desvalorização dos imóveis.
São ao todo 319 prédios nessas condições, com 65 em frente às praias que têm a maior inclinação.
Os proprietários dos apartamentos podem consultar informações no Departamento de Controle do Uso e Ocupação do Solo e Segurança de Edificações de Santos, na Rua 14 de Novembro, 195. O atendimento é em dias úteis, das 9h às 17h.

Cidade da Baixada Santista ocupada 3ºlugar no ranking com mais pessoas em situação de rua; saiba qual é

Após reafirmar apoio ao Xerife na eleição em Guarulhos, Bolsonaro rotula Lucas como 'isentão'

Colisão em Praia Grande termina com morte de motociclista no local do acidente

Restaurante Boa Vista começa a ser demolido em São Vicente

Santos derrota São Paulo e garante vaga no Paulistão após três anos

Susto na Imigrantes: batida com ônibus e carro de socorro não deixa feridos

Parada de Natal altera trânsito e rotas de ônibus na orla de Santos neste domingo

Fraude milionária: Receita Federal barra 73 contêineres de cobre com notas falsas no Porto de Santos

Dupla é presa em Santos por aplicar golpes em caixas eletrônicos

Colisão em Praia Grande termina com morte de motociclista no local do acidente