Polícia desarticula quadrilha que usava biometria facial falsa para abrir contas e aplicar golpes

Operação cumpriu mandados em Praia Grande, Santos e São Vicente; equipamentos apreendidos podem esclarecer a dimensão do prejuízo causado pelo grupo

Material usado em golpes foi apreendido - Imagem: Reprodução
Material usado em golpes foi apreendido - Imagem: Reprodução

Lívia Gennari Publicado em 26/07/2025, às 15h05 - Atualizado às 19h35


Uma operação contra fraudes bancárias foi deflagrada pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Praia Grande, para desarticular uma quadrilha que usava documentos e identidades falsificadas em golpes financeiros. Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em nove endereços nas cidades de Praia Grande, São Vicente e Santos.

De acordo com a Polícia Civil, o grupo é suspeito de explorar uma falha no sistema de segurança de uma instituição financeira para abrir contas em nome de terceiros, utilizando a mesma biometria facial em diferentes cadastros. A partir dessas contas falsas, os criminosos solicitavam financiamentos e créditos em nome das vítimas.

A fraude foi descoberta após a empresa responsável pela segurança digital do banco identificar padrões suspeitos no reconhecimento facial e acionar as autoridades. A corporação passou, então, a investigar o caso e identificar os envolvidos no esquema.

Durante a operação, os agentes apreenderam celulares, computadores e diversos cartões bancários. Todo o material será analisado para identificar novas vítimas e dimensionar o real impacto financeiro das fraudes. Segundo o delegado responsável pelo caso o prejuízo estimado inicialmente é de cerca de R$ 500 mil. No entanto, o banco virtual atingido afirma que, até o momento, confirmou perdas de R$ 116 mil.

O valor total do prejuízo ainda está sendo apurado e pode ser maior, conforme a análise do material apreendido. Os investigados podem responder por estelionato, falsidade ideológica, uso de documentos falsos e associação criminosa. As investigações ainda estão em andamento e novos desdobramentos podem ocorrer nos próximos dias.