Guarda civil Alexsandro foi atingido em um confronto com criminosos armados durante patrulhamento no bairro Itararé em São Vicente

Gabriella Souza Publicado em 31/10/2025, às 10h46
Um jovem de 24 anos foi detido pela polícia nesta quinta-feira (30) por estar envolvido na morte trágica do guarda civil municipal Alexsandro Lima do Nascimento, que ocorreu em 9 de março deste ano, em São Vicente. O agente, de 45 anos, levou um tiro na cabeça enquanto participava de uma ação policial e, infelizmente, não sobreviveu.
O rapaz foi capturado em Santos, no Morro Santa Maria, enquanto estava dormindo em sua residência. Policiais da Delegacia Seccional de Santos conseguiram identificar o suspeito e foram até o local para cumprir um mandado de prisão expedido pela Justiça. A operação teve o auxílio de equipes de outros Distritos Policiais da região.
Ao ser abordado, o suspeito negou qualquer participação no assassinato do guarda. Ele foi primeiramente levado para uma delegacia e, em seguida, transferido para a Cadeia Pública, onde permanece preso à disposição da Justiça.
Esta não é a primeira prisão relacionada ao caso. Em maio, a Polícia Civil já havia detido outros dois homens. Naquela ocasião, um jovem de 18 anos foi apreendido, e outro, de 21, foi preso, ambos por serem suspeitos de participar do tiroteio que resultou na morte de Alexsandro. O rapaz de 18 anos foi levado à Fundação Casa, já que a ação criminosa aconteceu quando ele ainda era menor de idade, e a Justiça irá decidir como ele responderá pelo caso.
Relembre o crime
Alexsandro era parte do Grupamento de Operações com Cães (GOC) da Guarda Civil Municipal (GCM) de São Vicente. No dia do ocorrido, os agentes estavam fazendo um patrulhamento no bairro Itararé e notou problemas no local, pedindo apoio do GOC.
Segundo informações da prefeitura, eles estavam chegando perto do Morro do Itararé, quando foram surpreendidos por criminosos armados que começaram a atirar. As equipes da GCM revidaram os disparos, mas Alexsandro foi atingido. Ele foi socorrido rapidamente e levado ao Hospital do Vicentino, porém, ele não resistiu aos ferimentos e morreu no mesmo dia. O prefeito Kayo Amado usou as redes sociais para lamentar o acontecimento na época.
Leia também

Justiça decreta prisão preventiva dos suspeitos no caso Igor Peretto

Arrastão na Vila Margarida: família de motorista que levou pedrada diz que vítima está com sangramento interno

Neblina paralisa balsa por 15h no Litoral Norte de São Paulo

Red Bull Bragantino vence o São Paulo na Vila Belmiro e complica a vida do time de Crespo no Brasileirão

Furto: Tiroteio no Morro José Menino deixa um suspeito morto

Red Bull Bragantino vence o São Paulo na Vila Belmiro e complica a vida do time de Crespo no Brasileirão

Palmeiras abre vantagem na liderança do Brasileirão e encara reta final com tabela "tranquila"

Corinthians confirma lesão de Raniele e monitora recuperação de Vitinho antes de jogo contra o Ceará

Atleta processa o Santos em R$ 227 mil pela quebra de acordo na contratação

Acusado de tráfico em Santos tenta negociar com PM, mas justiça o livra de suborno