Guarda civil Alexsandro foi atingido em um confronto com criminosos armados durante patrulhamento no bairro Itararé em São Vicente

Gabriella Souza Publicado em 31/10/2025, às 10h46
Um jovem de 24 anos foi detido pela polícia nesta quinta-feira (30) por estar envolvido na morte trágica do guarda civil municipal Alexsandro Lima do Nascimento, que ocorreu em 9 de março deste ano, em São Vicente. O agente, de 45 anos, levou um tiro na cabeça enquanto participava de uma ação policial e, infelizmente, não sobreviveu.
O rapaz foi capturado em Santos, no Morro Santa Maria, enquanto estava dormindo em sua residência. Policiais da Delegacia Seccional de Santos conseguiram identificar o suspeito e foram até o local para cumprir um mandado de prisão expedido pela Justiça. A operação teve o auxílio de equipes de outros Distritos Policiais da região.
Ao ser abordado, o suspeito negou qualquer participação no assassinato do guarda. Ele foi primeiramente levado para uma delegacia e, em seguida, transferido para a Cadeia Pública, onde permanece preso à disposição da Justiça.
Esta não é a primeira prisão relacionada ao caso. Em maio, a Polícia Civil já havia detido outros dois homens. Naquela ocasião, um jovem de 18 anos foi apreendido, e outro, de 21, foi preso, ambos por serem suspeitos de participar do tiroteio que resultou na morte de Alexsandro. O rapaz de 18 anos foi levado à Fundação Casa, já que a ação criminosa aconteceu quando ele ainda era menor de idade, e a Justiça irá decidir como ele responderá pelo caso.
Relembre o crime
Alexsandro era parte do Grupamento de Operações com Cães (GOC) da Guarda Civil Municipal (GCM) de São Vicente. No dia do ocorrido, os agentes estavam fazendo um patrulhamento no bairro Itararé e notou problemas no local, pedindo apoio do GOC.
Segundo informações da prefeitura, eles estavam chegando perto do Morro do Itararé, quando foram surpreendidos por criminosos armados que começaram a atirar. As equipes da GCM revidaram os disparos, mas Alexsandro foi atingido. Ele foi socorrido rapidamente e levado ao Hospital do Vicentino, porém, ele não resistiu aos ferimentos e morreu no mesmo dia. O prefeito Kayo Amado usou as redes sociais para lamentar o acontecimento na época.
Leia também

Desvendando o que ouvintes desejam receber

Vereador Benedito Furtado comenta nova lei em direito dos pets: “Não pode haver impedimento”

Homem suspeito de comandar venda de bebidas e carnes furtadas é preso em Santos

Mulher foge com filha de 15 anos após atirar e deixar jovem paraplégica em Santos

Terceiro envolvido na morte de guarda municipal em São Vicente é preso

Irmãs Maria Fernanda Pinheiro e Carla Tuck Schneider se aliam a bilionário Silvio Tini contra a própria mãe

Como Abel Ferreira virou o jogo e levou o Palmeiras à final da Libertadores

Hernán Crespo exige aval em contratações e define diretrizes para o São Paulo em 2026

Hugo Souza volta a treinar no Corinthians e vira opção para Dorival contra o Grêmio pelo Brasileirão

Vereador Benedito Furtado comenta nova lei em direito dos pets: “Não pode haver impedimento”