Obra combina espaço físico e realidade virtual, convidando o público a compartilhar experiências sensíveis sobre laços familiares

Redação Publicado em 18/02/2026, às 16h45
O Museu da Imagem e do Som de Santos (MISS) recebe, de 21 de fevereiro a 6 de março, a instalação de realidade mista "Eu, meu avô e os bois", do artista Marcus Vinicius Vasconcelos. A obra é uma experiência imersiva que combina um espaço físico expositivo com realidade virtual interativa para mergulhar nas memórias e subjetividades do autor.
Desenvolvida durante o mestrado RE: Anima, European Join Master in Animation a instalação explora o que o professor Marcus Bastos (PUC-SP) define como um "jogo de transferências ao mesmo tempo psicanalítico e tecnológico".
A narrativa foca na relação entre um adulto e as memórias de infância vividas com seu avô bipolar, transformando traumas e fluxos de pensamento em um ambiente físico e virtual onde o público compartilha essa experiência sensível.
Diferente de experiências típicas de Realidade Virtual (VR) que buscam o hiper-realismo, "Eu, meu avô e os bois" aposta em um estilo de ilustração marcante e imagens bidimensionais. O contraste é reforçado por um ambiente físico construído com azulejos que se espelham no mundo virtual, criando um ambiente onde memórias são revividas em um espaço enclausurado, em um exercício de autoreflexão sobre masculidade e laços entre gerações
"Nesta instalação, convido o público a experimentar um pouco da minha subjetividade. Um espaço em que materializo parte das memórias doídas que vivi com meu avô. É uma experiência em que o exercício obsessivo da animação, do desenhar um frame um após o outro, nos propõe a refletir sobre a relação entre padrões de gênero e saúde mental”, ressalta Vasconcelos.
Realizado com o fomento do PROAC, Lei Aldir Blanc, Governo do Estado de São Paulo, Ministério da Cultura e apoio da Prefeitura Municipal de Santos.
Duas oficinas
Além da exposição, o projeto oferece duas oficinas gratuitas nos dias 24/02 ou 03/03, das 14h30 às 17h30. Ministrada pelo artista Marcus Vinícius Vasconcelos, o encontro apresenta aspectos teóricos e práticos relacionados ao uso de animação em rotoscopia para produção de conteúdo em Realidade Virtual.
Em um primeiro momento, Vasconcelos apresentará o processo criativo e de realização da obra "Eu, meu avô e os bois". Na segunda parte, os inscritos participarão de vivências em realidade virtual e exercícios práticos de rotoscopia. São 10 vagas por data.
Serviço
Exposição: "eu, meu avô e os bois"
Período: De 21 de fevereiro a 6 de março.
Horário de visitação: Das 14h às 19h30 (de segunda a sexta) e das 14h às 18h (sábado)
Local: MISS – Museu da Imagem e do Som de Santos.
Entrada: Visitas podem ser agendadas antecipadamente ou realizadas na hora.
Informação e agendamentos: https://linktr.ee/eumeuavoeosbois
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.
Duas oficinas sobre o processo de criação:
Datas: 24 de fevereiro ou 3 de março (14h30 - 17h30)
Ficha Técnica Resumida:
Criação, Produção e Ilustrações: Marcus Vinicius Vasconcelos.
Trilha Sonora e Instalação Sonora: Dudu Tsuda.
Programação e Desenvolvimento Técnico: Dime Gjorgjievski.
Fomento: PROAC, Lei Aldir Blanc, Governo do Estado de São Paulo e Ministério da Cultura
Leia também

Festa no Morro São Bento, em Santos, tem tiros para o alto e exaltação a chefão do tráfico carioca

Neymar Jr. aparece em quiosque na orla de Santos com amigos e SUV avaliada em até R$ 9,5 milhões

Transplante hepático marca nova fase da Hapvida em procedimentos de alta complexidade

Quando a dor comove ou afasta o nosso olhar

Porto de Santos aposta em 'inteligência climática' para reduzir tempo de espera de navios

Instalação de realidade mista "Eu, meu avô e os bois" une memória e tecnologia no MISS Santos

Homem de 18 anos morre após troca de tiros com a PM em Guarujá

GBMar identifica perigo no Guarujá e resgata homens em corrente de retorno

Manobra para desviar de outro veículo termina com carreta tombada e vazamento de óleo

GP de Barcelona-Catalunha garante vaga até 2032, mas terá revezamento com a Bélgica: entenda o novo acordo da Fórmula 1