Santistas e turistas ficaram em grades de segurança do local para ver o desfile de perto
Karina Faleiros Publicado em 08/09/2023, às 10h05
Nesta quinta-feira (7), santistas e turistas estiveram presentes no tradicional desfile cívico-militar, em comemoração ao dia 7 de setembro, dia da independência do Brasil.
Realizado pela Prefeitura de Santos, o evento retornou à Avenida Bartolomeu de Gusmão, na Aparecida, após três anos. Foram instalados grades de segurança para a população assistir de perto, entre os canais 6 e 5.
De acordo com a Prefeitura de Santos, em torno de quase três horas de apresentação, a passagem em revista às tropas foi realizada pelo prefeito Rogério Santos, com alto comando das Forças Armadas, dando um pontapé no desfile cívico-militar, em comemoração aos 201 anos de Independência do Brasil.
Autoridades do Executivo, Legislativo e das Forças Armadas, representantes da sociedade civil, além da Polícia Militar e Guarda Civil Municipal (GCM), também acompanharam a celebração.
Após o hasteamento das bandeiras de Santos, do Estado de São Paulo e do Brasil, em seu discurso, o prefeito ressaltou a importância da data, que neste ano teve um cunho social devido ao incêndio ocorrido no Caminho São José (Dique da Vila Gilda), na Zona Noroeste, na noite de segunda-feira (4).
Mais de 1.400 crianças, adolescentes e jovens estiveram presentes no desfile. São universitários da Faculdade de Educação Física da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), grêmios estudantis, Camps, estudantes de vários projetos realizados no Município e alunos das redes municipal, estadual e particular.
Destaques
Um dos pontos marcantes, foi o batismo de três veículos blindados do Exército, que receberam o nome de cidades da região: Guarujá, São Vicente e Santos.
“É uma festa da cidadania. Estamos comemorando um dia muito especial para todos os brasileiros, o Dia da Independência, na terra de José Bonifácio, nosso patriarca, e na terra da caridade. Hoje temos uma corrente de solidariedade. Estamos arrecadando roupas e alimentos para as pessoas que sofreram com a tragédia do Dique da Vila Gilda, que graças a Deus, não deixou ninguém ferido gravemente, mas pessoas perderam seus pertences”, citou o prefeito.
Fechando o 7 de setembro, aproximadamente mil militares entre representantes das Forças Armadas, Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, além da Guarda Portuária, se apresentaram ao público, levando mais de 30 veículos e nove cavalos.
Leia também
Jovem de 26 anos é assassinada a tiros em frente a salão de beleza
Motorista morre preso às ferragens após colisão entre caminhões na Rodovia Cônego Domênico Rangoni
Aproximação de Bove e Tarcísio: estratégia ou desespero?
Mulher de 66 anos é detida após usar identidade falsa para sacar dinheiro de benefício social
Jovem de 23 anos morre após se afogar em praia de Guarujá
Jovem de 23 anos morre após se afogar em praia de Guarujá
Homem sobe no teto de carro, cai e veículo bate em casa
Ponte Pênsil passará por interdições temporárias em São Vicente
Mulher de 66 anos é detida após usar identidade falsa para sacar dinheiro de benefício social
Operação Escudo: polícia de Santos baleia motoboy em banheiro e o indicia por resistência