Até terça-feira (10) algumas regiões podem chegar até 39ºC e a umidade fica abaixo de 15%
Maria Clara Campanini Publicado em 09/09/2024, às 13h44
Até terça-feira (10), o governo de São Paulo, alertou para o risco elevado de incêndios em todo estado. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil estadual, nesses dias várias regiões ficam quentes e sem previsões de chuva.
As temperaturas continuam altas e a umidade chegando a níveis críticos, com valores menores de 35%. Assim o tempo ficará quente e abafado. O Mapa de Risco, aponta para possível queimadas em todo estado de São Paulo.
O Gabinete de Crise montado pelo governo de São Paulo, é mantido para monitorar a situação dos incêndios e coordenar as ações de prevenção ao fogo. Foi liberado nesta quinta-feira (5) pelo governo estadual R$ 5,9 milhões para serviços de monitoramento e combate a queimadas com aeronaves.
Com o dinheiro liberado será permitido a contratação de 120 horas de voo e 300 de combate aéreo. O Governo de São Paulo já contratou 1200 horas de voo via Secretária do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) e 200 horas pela Defesa Civil para ser utilizadas em queimadas.
Na última sexta-feira (6), foram contabilizados 9 focos de incêndio em todo território paulista.
Alerta e previsão dos próximos dias
Na Grande São Paulo, as temperaturas podem chegar aos 33ºC, com umidade abaixo dos 35%. Nas regiões de São José do Rio Preto e Araçatuba as temperaturas devem chegar a 38ºC e a umidade abaixo dos 15%. Em Presidente Prudente e Marília, a máxima pode chegar a 39ºC e a umidade abaixo dos 15%.
As regiões de Campinas, Sorocaba, Araraquara e Bauru podem chegar a 36ºC e a umidade abaixo dos 20%, mesmo índice de Franca, Barretos e Ribeirão Preto.
Em Itapeva os termômetros podem chegar a 36ºC e a umidade abaixo dos 25%. No Vale do Paraíba, a máxima é de 33ºC e a umidade menor que 30%. Na Serra da Mantiqueira, a umidade será de 30% com temperatura máxima de 27ºC.
Recomendações à população
Neste cenário é indicado tomar cuidados com a saúde como; hidratação constante, se proteger do sol, evitar atividades físicas ao ar livre nos horários mais quentes e é recomendado o uso de soro nos olhos e narizes.
Medidas de prevenção como vistoria nas áreas de possível queimadas, construção de aceiros e intensificação das campanhas de conscientização a população são tomadas pela Defesa Civil Estadual junto com as municipais.
Leia também
Morte na Operação Verão: MP-SP pede aumento de indenização para família de vítima em Santos
Adolescente é detido após assalto com pai em Mongaguá; pai morre horas depois
Mobilidade em Guarujá: patinetes elétricos já podem ser alugados para andar pela cidade
Aproximadamente 30 kg de entorpecente são apreendidos em carro antigo no Porto de Santos
Guarujá: polícia desarticula desmanche e prende homem acusado de receptação de veículos